A mais nova edição do programa estadual Time do Emprego de Valinhos começou nesta segunda-feira (2), na sala Ivan Fleury (Paço Municipal), com encerramento previsto para dia 17. Já no primeiro dia do curso, os participantes, que compõem uma turma de idades e perfis variados, aprenderam técnicas, como a de falar em público. Na abertura do treinamento, a vice-prefeita, Laís Helena, lembrou que Valinhos hoje é um polo atrativo de vagas.
“Hoje a cidade tem oferecido muitas vagas de emprego. Fico feliz que essa turma esteja buscando trabalho, conhecimento e superação”, disse. Com 24 inscritos, o grupo inclui um aluno da Apae com Deficiência Intelectual (DI), que estava acompanhado pela mãe, e muitos interessados em novos aprendizados, para buscar o primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho.
Josineide da Silva, de 40 anos, está há dois anos desempregada. “Meu irmão falou que em Valinhos não falta emprego”, contou, em sua apresentação. Ela chegou à cidade no dia 14 de agosto deste ano, vinda de Maceió (AL), e aproveitou a oportunidade de participar do programa estadual.
O estudante Felipe Gonzaga, de 18 anos, disse que está em busca de seu primeiro emprego. Recentemente, participou de um processo seletivo e observou a importância de falar em público e ter um currículo bem formatado. O estudante quer aprender a driblar sua timidez e está empenhado em absorver todo o conteúdo do curso. "Aprender nunca é demais", disse.
Time do Emprego
Todo material utilizado durante as aulas do programa é distribuído gratuitamente. Nesta edição, os interessados aprenderão técnicas para elaboração de currículo, cuidados nas redes sociais, planejamento financeiro, comportamento em testes e dinâmicas, além de manter a autoestima durante a procura de emprego.
Com encerramento previsto no dia 17 deste mês, o curso vai entregar certificado de conclusão do treinamento a todos os participantes. Eles também terão direito a um café da manhã ofertado voluntariamente pelo Spasso Sabores Supermercado.