O Fundo Social de Solidariedade de Valinhos, em parceria com o Instituto Embelleze – Unidade Valinhos, formou a terceira turma do Curso Básico de Barbeiro. Cinco alunos concluíram o curso após participarem de aulas, com aprendizado teórico e prático, de corte masculino e barba. Uma nova turma terá início este mês, em data a ser definida, para atender outros cinco interessados que já aguardam na lista de espera co curso.
A entrega dos certificados, realizada na semana passada, na sede do Fundo Social, contou com as presenças da presidente do Fundo Socail, primeira-dama Renata Borin Previtale; do diretor do Instituto Embelleze de Valinhos, José Gláucio Clementino, o Jota; e do professor Rony Silva, responsável pela turma.
Renata destacou que, como assistente social, fica satisfeita em ver que os cursos de capacitação profissional e geração de renda oferecidos pelo Fundo Social e o Instituto Embelleze Valinhos têm dado muitos resultados positivos. Ela enfatizou que ações como essa cumprem a função do órgão, voltado ao trabalho de assistência para pessoas em situação de vulnerabilidade social no município.
“Nossa parceria com Instituto Embelleze, iniciada no concurso da Rainha da Festa do Figo, só cresce. Essa é a nossa terceira turma de barbeiro, mas já promovemos juntos cursos de lavagem e escovação de cabelos femininos e maquiagem. Agora estamos também com o de unhas artísticas”, contou Renata. Ela agradeceu o diretor Jota e convidou-o oficialmente para participar da Festa de Natal para as famílias carentes cadastradas pelo Fundo, em dezembro, oferecendo serviços gratuitos como corte de cabelo, esmaltação, design de sombracelha.
Jota agradeceu a parceria com Fundo. "Desejamos que ela nunca acabe", disse. Aos formandos, descreveu a satisfação de poder ajudar, principalmente as pessoas que precisam de novas oportunidades. “Vocês estão de parabéns por terem a atitude de buscar o curso para obter novos conhecimentos e, quem sabe, transformar suas vidas. Afinal, conhecimento ninguém tira de nós, tem que ser algo constante e faz toda a diferença”, afirmou.
FORMANDOS
Os formandos da terceira turma do Curso Básico de Barbeiro são Marcos Vinicius Falaguasta, Claudemar Santos da Costa, Daniel Luciano Chichicover, Edilson Denis Pereira de Almeida e Paulo Roberto da Silva Selis.
Costa, de 44 anos, disse que está desempregado e contou que foi seu segundo curso de Barbeiro. “Foi muito bom, pois a dedicação do professor fez toda a diferença. Aprendi muitas coisas novas, que não conheci no curso anterior. A oportunidade que o Fundo Social oferece é muito importante, principalmente por ser gratuita e possibilitar uma nova chance no mercado de trabalho na atual crise que vive nosso País”, comentou. Ele contou que quer montar sua própria barbearia em sociedade com outro aluno do curso, que mora no mesmo bairro, o Jardim América 2.
Almeida, de 25 anos, repositor de supermercado, afirmou que buscou o curso para ter um novo desafio na sua vida. “Sempre gostei e desejei ter conhecimento nessa área. Mas os cursos de barbeiro costumam ser muito caros. Por isso, quando eu soube da oportunidade gratuita que o Fundo Social oferece, fui logo atrás”, disse. Segundo ele, o aprendizado foi muito intenso. "Aprendemos cortes elaborados e ricos em detalhes. Futuramente quero ter minha própria barbearia", planejou.
Os interessados em se inscrever na lista de espera do Curso Básico de Barbeiro podem procurar diretamente o Fundo Social, na Rua José Milani, 15, no Centro, ou telefonar para 3849-4000.