A Prefeitura de Valinhos transferiu nesta segunda-feira (16) os serviços do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Paço Municipal. Com a mudança, muitos moradores ficaram com dúvidas sobre o cadastro e recadastro do documento. Segundo a coordenação do sistema de Cadastro de Usuários do SUS (CADSUS), é importante o usuário manter os dados cadastrais atualizados para que o sistema não gere duplicidade de registros e para que aumente a unificação desses.
Apesar de incentivar a atualização dos dados cadastrais dos usuários do SUS, a coordenação do CADSUS informou que os cidadãos não precisam se preocupar com uma possível perda do direito de uso do SUS, ou qualquer tipo de inativação dos cartões que comecem com o número “8”.
Segundo explicou a coordenação, o início da numeração dos cartões do SUS se baseia no grau de qualidade dos cadastros. Os cartões iniciados com o numeral “7” são os que têm alto grau de qualidade, ou seja, estão com um bom nível de preenchimento dos campos mais importantes do cadastro: CPF, nome da mãe, sexo, data de nascimento, município de nascimento e e-mail.
Quando um cadastro é atualizado com melhora na qualidade dessas informações, uma nova numeração, iniciada com “7”, é gerada automaticamente e atribuída ao usuário. A numeração antiga, iniciada com “8”, fica vinculada a essa nova numeração e continua válida.
O CADSUS informou ainda que o Cartão Nacional de Saúde possibilita vincular os procedimentos, ações e serviços executados no âmbito do SUS ao cidadão, ao profissional da unidade e também ao posto de saúde em que o morador está cadastrado.