A Secretária da Saúde de Valinhos, Dra. Rita Longo, informa que instaurou sindicância para apurar fatos relacionados ao atendimento de uma adolescente de 16 anos de idade que relata ter sofrido aborto de forma espontânea na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). O episódio teria ocorrido na noite desta terça-feira (15).
Conforme o que foi apurado de forma preliminar, a paciente deu entrada na UPA 24 horas por volta das 14h53 de terça-feira, sendo atendida por ginecologista de plantão, que realizou os procedimentos de avaliação necessários para uma gestante que não estava em trabalho de parto.
Na UPA 24 horas foi verificada a necessidade de se realizar exames de urina. Por razões ainda desconhecidas, a paciente decidiu deixar a Unidade, sem a conclusão do procedimento, considerado fundamental pelo profissional médico para avaliar o tratamento e, até mesmo, eventual transferência para hospital de referência, caso fosse constatada a necessidade de internação.
A jovem retornou a UPA 24 horas de Valinhos somente à noite, enviada pela UPA de Vinhedo, procedimento incomum. Mesmo assim, a UPA de Valinhos recebeu a paciente e reiniciou o atendimento. Em seguida, a jovem pediu para ir ao sanitário, onde teria ocorrido o aborto espontâneo.
A Secretaria Municipal de Saúde lamenta o ocorrido, se solidariza com a dor da família, mas enfatiza que todos os procedimentos de assistência foram realizados com correção pela equipe de plantão da UPA 24 horas, uma das únicas da região a ter plantão de ginecologia e obstetrícia.
A secretária da Saúde esclarece ainda que já solicitou informações da Santa Casa, hospital de referência para onde a paciente foi encaminhada em uma ambulância do SUS. Transferência esta que teve a finalidade de assegurar a segurança e a estabilidade da paciente.
Por ofício, a secretária Rita Longo solicita informações sobre o atendimento dispensado à paciente nas unidades de Saúde de Vinhedo. Informações consideradas importantes para auxiliar na apuração das circunstâncias deste lamentável episódio.