O novo prédio do Programa Melhor em Casa, da Secretaria da Saúde, foi entregue à população na manhã desta quarta-feira (25). A descentralização dos serviços, que estavam sendo realizados até esta terça (24) no Centro de Especialidades de Valinhos (CEV I), da Avenida dos Esportes, vai oferecer mais conforto aos pacientes que utilizam o serviço.
A nova unidade fica na Rua Doutor Marino Costa Terra, nº 2311, no bairro Santa Escolástica, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Segundo a Secretaria da Saúde, atualmente 70 pacientes estão cadastrados no programa e 120 atendimentos são realizados todo mês. O local funciona para cadastro de novos pacientes, além da retirada de insumos como fraldas e dietas líquidas.
O prefeito Orestes Previtale Júnior destacou que Saúde é prioridade na sua Administração e vem recebendo muitos investimentos. “Essa inauguração não se trata apenas de mudança de local, mas de trabalharmos com o conforto das famílias e melhorarmos a comodidade dos funcionários”, disse.
A descentralização dos atendimentos do CEV é necessária devido ao grande aumento da demanda pela Saúde Municipal, que cresceu quase 50% do último trimestre de 2018 para o primeiro trimestre de 2019. O prefeito lembrou que toda a rede municipal vem recebendo ações de melhorias, além de novas obras.
Orestes citou ainda o aprimoramento da integração dos serviços entre a Administração e o Sistema Único de Saúde (UBS), através da Santa Casa de Valinhos. “Nossos esforços não param, tanto que aumentos exponencialmente a qualidade e o fluxo de atendimento no hospital, graças à parceria que foi feita no início da nossa gestão”, comentou.
O superintendente da Santa Casa, Fernando Pozzuto, destacou que a integração entre o hospital e a Prefeitura fez com que atendimentos fossem viabilizados. “Nossos indicadores mostram que a integração está dando certo. Batemos recorde de cirurgias eletivas e nos atendimentos do SUS”, completou.
A vice-prefeita Laís Helena elogiou a importante ação da Administração Municipal com as diversas inaugurações na cidade e reforçou o compromisso com a transparência e austeridade nos recursos públicos. “Nossa postura é de responsabilidade com o dinheiro público e de muita organização, tanto que inauguramos outro local, para beneficiarmos ainda mais os moradores”, disse.
Laís citou as muitas intervenções realizadas na Saúde, como a construção de duas novas UBSs, a reforma de todas as outras, inclusive grandes reformas, como aconteceu no Jardim Pinheiros, a construção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), do Laboratório Municipal, a implantação da Farmácia Central, do CEV 2 e a reforma do prédio que vai abrigar o CEV 3, no Capuava.
De acordo com a secretária da Saúde, Carina Missaglia, a mudança é positiva, principalmente para aprimorar os serviços prestados aos pacientes e trabalhar com a redução significativa nas internações. “Estão todos de parabéns com mais essa inauguração. Os profissionais do programa realizam um trabalho de ponta, muito importante para o usuário receber o melhor atendimento possível”, finalizou.
Transporte
Para os moradores que utilizam transporte público, as linhas 504 (Reforma Agrária Via Macuco), 507 (Country Club) e 514 (Vale Verde) têm pontos próximos à unidade. Os horários de saída do terminal rodoviário podem ser acessados pelo site da SOU Valinhos (https://souvalinhos.com.br/linha-504-reforma-agraria-via-macuco, https://souvalinhos.com.br/linha-507-country-club e https://souvalinhos.com.br/linha-514-vale-verde). É possível fazer a integração na rodoviária sem que seja necessário pagar nova passagem.
Programa
O Programa Melhor em Casa possui atendimento domiciliar realizado por equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, assistente social, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. A assistência visa reduzir as internações hospitalares, restaurar e manter o nível de independência funcional e maximizar a qualidade de vida.
Os pacientes atendidos pelo programa são aqueles que estão acamados ou com condições clínicas mais complexas, com objetivo de assegurar a continuidade dos cuidados paliativos no ambiente domiciliar e junto à família.
Para receber atendimento através do programa, é necessário que o paciente resida no município de Valinhos, seja acamado ou tenha locomoção restrita com uso de cadeira de rodas, tenha um cuidador que se responsabilize integralmente pelo usuário. O Melhor em Casa atende apenas pacientes que não possuem plano de saúde particular e que não estejam sendo atendidos em outros serviços de saúde.
Serviço
Programa Melhor em Casa
Endereço: Rua Doutor Marino Costa Terra, nº 2311, Santa Escolástica
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h