A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos celebra em uma cerimônia nesta sexta-feira (4), às 10h, seus 36 anos de atividade na cidade. A comemoração inclui entregas de viaturas à população e de medalhas à corporação. O evento deve contar com a presença da banda da Polícia Militar (PM), de alunos da Apae de Valinhos e de creches do entorno da sede, onde se realizará o ato de comemoração à data.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania, coronel Carlos Roberto Prestes, disse que a comemoração de 36 anos de existência da corporação retrata sua evolução. “Mostra o amadurecimento profissional dos GCM, exercendo seu trabalho com excelência, a otimização constante de equipamentos, o aperfeiçoamento e incorporação de novas técnicas e táticas que surgem em diferentes organizações policiais”, afirmou.
Durante a comemoração, serão entregues medalhas aos guardas civis por 10 anos, 20 anos, 25 anos e 30 anos de trabalho prestados à frente da corporação. Também serão homenageados os GCMs que prestaram relevantes serviços à população, com a entrega das Medalhas de Mérito da Ação, da Vida e da Cidadania.
O secretário afirmou que a excelência do atendimento à população reflete a nova política de segurança nacional. A GCM de Valinhos foi uma das primeiras do Estado a realizar operações integradas com a Polícia Militar (PM) e Civil, por meio da Operação Interior Mais Seguro. “Estamos à frente. Conseguimos essa integração entre Secretaria do Estado e do Município”, disse o secretário.
A excelência do trabalho da GCM aliada à integração da segurança classifica Valinhos como a terceira cidade menos violenta (segundo o Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019) do País. “A infraestrutura da cidade nas diversas áreas, como Educação, Transporte e outros, faz com que a segurança seja maior”, alegou Prestes.
Legislação
A entrega das medalhas e barretas de mérito está prevista na Lei nº 4.979, de 13 de março de 2014, que instituiu condecorações e prêmios aos integrantes da GCM, por prestação de relevantes serviços à sociedade valinhense. A finalidade é de reconhecer, agradecer, homenagear e recompensar o mérito profissional da bravura, da colaboração, do desempenho, da dedicação e do interesse pelo aprimoramento.
Na legislação estão especificadas as categorias Mérito da Guarda, da Ação, de Cidadania, da Corporação e da Vida.