O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Valinhos, ligado à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, atua para encontrar as causas da mortandade de peixes no Ribeirão Pinheiros, nas proximidades da travessia da linha férrea, na Avenida Paulista.
Na manhã desta quinta-feira, dia 10, o Departamento foi informado por munícipes sobre a mortandade e prontamente acionou a CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para providenciar a análise da água e avaliar as possíveis causas da ocorrência. O DAEV também foi acionado para fazer a análise da água.
A Guarda Municipal Ambiental esteve presente e registrou a mortandade. "Mais uma vez a população colaborou com o monitoramento da qualidade ambiental do municipal. Agora vamos aguardar os laudos dos órgãos responsáveis para saber o que houve com os peixes", diz o diretor de Meio Ambiente, Fernando Antoniazzi.
Antoniazzi também destaca que a população deve e pode denunciar crimes ambientais que incluem despejos irregulares em rios, córregos e ribeirões, corte de árvores, queimadas em áreas verdes e em terrenos baldios e despejos de entulhos em áreas não autorizadas.
Nestes casos, as denúncias podem ser feitas junto ao Departamento de Meio Ambiente, pelos fones: 3849-8097 e 3849-8003, pelo 156 da Prefeitura ou pelo 0800-113560 da CETESB.