Alunos das Escola Municipais de Educação Básica (EMEBs) Professora Edina Aparecida Bampa da Fonseca e Ruriko Morita, do bairro Reforma Agrária, em Valinhos, visitaram o Teatro Escola Sia Santa, da Companhia de Teatro Sia Santa, em Campinas, na quinta-feira (17).
A atividade faz parte do Projeto Arte Itinerante, desenvolvido pela Associação Cultural e Artística de Valinhos (ACAV), que tem como objetivo ampliar o repertório cultural da comunidade escolar, apresentando diversas linguagens artísticas: artes visuais (pintura, desenho, gravura, fotografia e cinema), teatro, música, dança, circo e literatura. Com esse do projeto, a ACAV está atuando nos bairros Reforma Agrária e São Bento.
O secretário de Educação, professor Zeno Ruedell, disse que a Secretaria de Educação incentiva seus diretores e professores a desenvolverem atividades extraclasse para ampliar o conhecimento, a integração e o desenvolvimento das crianças. “Acreditamos que esse tipo de atividade, que envolve o lúdico, é de grande importância para o desenvolvimento dos alunos", disse.
Na visita, os alunos do Infantil e Fundamental I assistiram ao espetáculo "O Mágico de Oz – Siga a Estrada de Tijolos Amarelos". A peça conta a história de Dorothy e seu cachorro Totó, na terra mágica de Oz. Quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas, eles viajam a Esmeralda para encontrar o Mágico de Oz. No caminho encontram um espantalho que precisa de cérebro, um homem de lata sem coração e um leão covarde que quer coragem.
A atividade envolveu 200 alunos e 22 professores. A diretora das EMEBs Professora Edina Aparecida Bampa da Fonseca e Ruriko Morita é a professora Claudia da Silva Santana Amaral.