Foi liberado no início da tarde desta terça-feira (29), na Avenida Invernada, no sentido bairro-Centro, trecho bloqueado desde o dia 21 de outubro para o avanço das obras de microdrenagem, do interceptor de esgoto e recapeamento que foi realizado na Rua Campo Salles. A interdição aconteceu na altura da Escola Estadual Professor Cyro de Barros Rezende. A Secretaria de Mobilidade Urbana também já normalizou a operação do trânsito na Rua Carlos Gomes, que teve o sentido excepcionalmente invertido para os motoristas.
A Prefeitura de Valinhos e o Departamento de Águas e Esgotos (DAEV) executaram no local melhorias no asfalto, com o recape do pavimento e a nova pintura da via.
Para fazer a travessia do novo emissário de esgoto que será interligado às novas obras dentro da Unilever, as equipes precisaram escavar cerca de 6 metros de profundidade do pavimento, além de outra escavação de cerca de 3,5 metros da via próximo da Faculdade Anhanguera de Valinhos (FAV), para a execução das obras de microdrenagem. O objetivo dessa ação foi evitar o acúmulo de água na avenida durante o período de chuvas.
A continuação das intervenções exigiu que um trecho da Rua Castro Alves fosse interditado, ao lado do estacionamento da FAV. Nessa etapa, os trabalhos seguem até a altura da portaria 5 da Unilever, para depois serem executados dentro da planta da empresa.
Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, na sequência, um trecho da Avenida Invernada no sentido oposto também precisará ser interditado, para eliminar uma elevatória de esgoto, localizada no posto de combustíveis da esquina da Avenida com a Campos Salles. A Administração Municipal e o DAEV estão estudando os possíveis impactos no trânsito e quando a operação será iniciada.