Com 21 dias de funcionamento, a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Valinhos alcançou, no último domingo (06/04), a marca de 10 mil atendimentos. Na manhã desta segunda-feira, dia 7, o número já chegava a 10.417. Os dados são do Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase), organização social responsável pela administração da Unidade.
Segundo dados do Instituto, entre os mais de 10 mil pacientes atendidos pela UPA de Valinhos, 985 vieram de Campinas e 80 são moradores de outras cidades da região como Vinhedo, Itatiba, Louveira, Hortolândia, Sumaré, Americana, entre outras.
"Os números mostram que a cada dez pacientes que passam pela UPA de Valinhos, um é de fora da cidade. Essa estatística prova que o atendimento na unidade valinhense tem sido eficiente e chamado a atenção de moradores de outros municípios. Consequentemente, com menos de um mês de funcionamento, a UPA de Valinhos já pode ser considerada referência no que diz respeito ao atendimento à saúde", afirma o vice-presidente do Inase, Dr. André Alonso.
Para o representante do Inase, a crise existente no sistema de saúde de Campinas também tem colaborado para a superlotação da UPA de Valinhos. "De acordo com notícias divulgadas pela imprensa regional, algumas pessoas permaneceram 18 horas aguardando atendimento em unidades de saúde de Campinas, neste final de semana. A falta de médicos, associada à intensa epidemia de dengue que atingiu o município, tem gerado transtornos e, sem dúvida, refletido em Valinhos", reforça Dr. André.
No entanto, o vice-presidente ressalta que, independentemente do número de pacientes, o Inase tem como principal objetivo oferecer atendimento de qualidade a todos os cidadãos que procuram pela Unidade. "Contamos com uma equipe extremamente comprometida e disposta a superar obstáculos para consolidar a UPA de Valinhos como uma unidade referencial em atendimento à saúde. Continuaremos trabalhando diuturnamente para aprimorar os nossos serviços e, assim, oferecer a todos um atendimento inquestionavelmente eficaz", finaliza.
De acordo com o Inase, a especialidade mais procurada pelos usuários da UPA é a clínica médica, que já contabilizou mais de 6.700 consultas. Em seguida, aparece a pediatria, com mais de 2.200 atendimentos realizados. Em terceiro lugar está a ortopedia, com cerca de 1.150 atendimentos. Pelas outras especialidades já passaram mais de 400 pessoas.
Satisfação - Para a auxiliar de produção Maria Cecilia Dionísio, a boa qualidade do atendimento na UPA surpreendeu. "O atendimento nesta nova Unidade foi ótimo. Está bem mais rápido que no CAUE. Saio completamente satisfeita", afirma a moradora do Jardim São Bento.
A moradora do Jardim das Palmeiras, Mirian Sotelo Brasão, destaca a rapidez para a realização de exames. "Precisei passar pela UPA porque me machuque e fiquei extremamente satisfeita com o atendimento. Passei pela consulta com um ortopedista, fiz exame de raio-x e saí diagnosticada. Todo o atendimento foi excelente", afirma a diretora escolar.
UPA - Em uma área construída de mais de 1300m2, a UPA 24 horas conta com oito consultórios médicos - com especialistas em ortopedia, clínica médica, cirurgia, ginecologia e pediatria -, duas salas de classificação de risco, três salas de observação, uma sala vermelha, uma sala de isolamento, farmácia 24h, um laboratório 24h e uma sala de raio-x digital. A nova unidade está localizada na Avenida Gessy Lever s/nº, nas proximidades do Viaduto Laudo Natel.