A Prefeitura de Valinhos, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e os produtores rurais da cidade têm um grande desafio para 2020, ano que terá como tema “Desenvolvimento Rural e Turismo”, de acordo com a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT). Valinhos já está trabalhando dentro do tema proposto, para divulgar ainda mais o agroturismo, os atrativos naturais da cidade e buscando inovar as experiências para os turistas.
O Departamento de Turismo da Prefeitura destaca a importância de inovar no setor, em ações conjuntas com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Circuito das Frutas. “É preciso que os empreendedores e prestadores de serviço do setor se mobilizem para lapidar a prateleira. O produto turismo precisa estar acessível, via internet, para ser adquirido antes mesmo da chegada do turista na cidade”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fagnani Popó.
O secretário afirmou que é preciso inovar de todas as formas. “O turista de hoje busca experiências, como a refeição no sítio. Os produtos, serviços e atendimento precisam se moldar às novas demandas”, reforçou.
O anúncio do tema da OMT foi feito no início deste mês durante a WTM (World Travel Market), uma das maiores feiras internacionais, em Londres. A iniciativa visa articular o moderno com o bucólico. As principais ações abordadas e discutidas serão vinculadas aos eixos inovação, tecnologia e turismo para empoderamento das comunidades rurais.
Destino Valinhos
Este ano, o destino Valinhos foi amplamente divulgado em feiras internacionais, nacionais e regionais. Entre elas estão a World Travel Market (WTM) em São Paulo, em março; a feira oficial da Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), em abril; a feira da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (AVIRRP), em agosto; e, em setembro, junto à gigante da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), com dedicação às agências, excursionistas e trade.
A mais recente participação de Valinhos em feiras foi na Feira Internacional de Turismo (Festuris), realizada em Gramado (RS), encerrada no domingo (10). Com grande potencial de efetivação de negócios turísticos, Valinhos aproveitou a feira para divulgar seus pontos de turismo junto às agências de viagens de outros Estados.
Para a diretora de Turismo, Fernanda Goi, a divulgação do tema internacional proposto para 2020 reforça a importância do agroturismo e do Circuito das Frutas. Ela afrmou que a proposta ganha impulso com o recém-lançado programa de "stopover" da companhia aéra Azul.
“Nesse tipo de programa, os passageiros contam com a possibilidade de usar a conexão, na ida ou volta de suas viagens domésticas e internacionais, para conhecer a região por até três dias, sem custo extra”, explicou a diretora. Segundo ela, é uma prática comum nos Estados Unidos, na Europa e chega ao Brasil, com um programa inédito do governo do Estado de São Paulo.