Em mais uma parceria entre a Prefeitura de Valinhos, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural, teve início nesta quinta-feira (3) um novo curso voltado ao fomento do Turismo Rural no município: o módulo 'Monitoria na propriedade de Turismo Rural'.
A capacitação foi aberta pelo secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, e o presidente do Sindicato Rural, Alci Roberto Previtalli. O curso se estenderá nesta sexta-feira (4), sábado (5) e no próximo dia 17, no Camping Macuco, parceiro do projeto, e está sendo ministrado pela instrutora do SENAR, Dora Aparecida Pedroso da Silva.
Foram oferecidas 20 vagas, voltadas a proprietários de áreas rurais que buscam abrir suas propriedades para visitação de turistas, trabalhadores rurais, monitores e guias turísticos que queiram se aperfeiçoar neste segmento de turismo, além de empresários do setor. A carga horária é de 32 horas.
Segundo Previtalli, a participação no curso é gratuita, pois toda a atividade é custeada por meio do convênio com a FAESP/SENAR (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
"Este novo curso de monitoria em turismo rural abre a programação de 2014 das capacitações voltadas para o aperfeiçoamento dos produtores rurais em diferentes áreas. No total serão 22 cursos", destaca o presidente da entidade.
A promoção do evento conta ainda com o apoio do Departamento de Turismo, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. "Há muitas propriedades em nosso município que são belíssimas e têm potencial para o turismo receptivo. Estamos desde o ano passado promovendo uma série de ações para estimular a abertura destes sítios, fazendas, e estimular a participação dos produtores rurais, agricultores e empresários do ramo em capacitações do gênero. Esta parceria com o SENAR e o Sindicato Rural vai fortalecer este trabalho", destaca o diretor Franklin Duarte de Lima que atua juntamente com a turismóloga e assistente técnica de Turismo, da Prefeitura, Mônica Santos Silva.
De acordo com o engenheiro agrônomo Marcos Mori, que coordena os cursos do SENAR, os participantes terão noções para atuar com excelência no atendimento e hospitalidade. "Também saberão sobre a importância de uma boa comunicação com os turistas e terão dicas do que evitar durante a visitação. Serão formados para liderar e inovar durante a monitoria nestas propriedades. Além disso, serão ministradas aulas sobre prevenção de acidentes no trabalho e proteção ambiental", disse.