Um ajudante de funilaria de 41 anos foi surpreendido por um comerciante quando furtava uma lanchonete e hortifrútis nas proximidades da Santa Casa de Valinhos (bairro Parque das Nações). O comerciante acionou a Guarda Civil Municipal (GCM), que rapidamente se deslocou até o local e realizou a detenção do suspeito, na madrugada de sexta-feira (3),
O suspeito possui passagens criminais anteriores e é morador de Campinas. Ele foi indiciado por tentativa de furto e vai responder em liberdade. Embora tenha sido flagrdo antes do furto, ele provocou danos materiais.
Agressão à mulher
Equipe do policiamento preventivo da GCM de Valinhos deteve um desempregado de 32 anos após agressão física à mulher, de 28 anos. A ocorrência foi registrada no primeiro dia do ano, no Jardim São Marcos, por volta das 15h30. Com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), o acusado foi indiciado em flagrante por lesão corporal, ameaça e injúria.
A corporação chegou até a ocorrência após denúncia feita pelo telefone de emergência 153. O homem é acusado de desferir socos e pontapés contra a mulher, durante briga do casal. A vítima teve hematomas no olho, lesões nas pernas e pescoço, foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IIML) para a realização de perícia e liberada.
O homem foi encaminhado à delegacia e foi atribuída uma fiança no valor de R$ 5 mil. Ele não pagou e foi transferido à cadeia anexa ao 2º Distrito Policial, em Campinas
A Lei Maria da Penha é uma lei federal brasileira, cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher.