A contratação de 20 cuidadores pela Prefeitura de Valinhos para auxiliar os alunos com deficiência que necessitam de maiores cuidados na rede municipal de ensino foi motivo de elogios pelo Instituto Votorantim, uma das mais respeitadas organizações da área educacional do país. O projeto valinhense integra o Programa de Inclusão Social desenvolvido pelo Governo Clayton Machado e foi proposto pelo vereador Rodrigo Fagnani 'Popó'.
A reportagem do Instituto Votorantim cita as ações modelares de apenas duas cidades do país: a mineira Uberlândia e a paulista Valinhos, que se antecipam a um projeto que tramita no Congresso Nacional para tornar obrigatório o serviço de cuidadores nas redes públicas. O oferecimento desse atendimento ainda não é obrigatório em nível nacional.
O texto lembra que a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou este mês o Projeto de Lei 8014/10, de autoria do deputado Eduardo Barbosa (PSDB/MG), cujo objetivo é assegurar a atuação do cuidador na escola.
A reportagem reforça ainda que a inclusão de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento é garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, porém, "para que ela de fato aconteça, esses alunos precisam de serviços que estejam atentos às características específicas de cada deficiência, como nos casos em que é indispensável a presença de um cuidador".
Valinhos na frente - O Instituto Votorantin destaca: "Na cidade de Valinhos (SP), a Secretaria Municipal de Educação detectou que havia uma falha no processo de inclusão de alunos com deficiências, justamente pela falta de um profissional que pudesse auxiliá-los nas ações rotineiras. Para solucionar a questão, no início deste ano, a gestão municipal contratou, por meio de um processo licitatório, vinte cuidadores designados para atuar com estudantes que possuem necessidades mais severas. 'Em tese, o professor não tem uma capacitação específica para o cuidar, ele possui a habilidade de ensinar, de formar. Então, observamos que o pedagogo e o professor especialista são partes essenciais para a formação do aluno, mas, em alguns casos, há a necessidade do cuidador para dar uma assistência no que não estiver ligado à área pedagógica'", explica o secretário da Educação de Valinhos, Danilo Sorroce.
O texto do Instituto Votorantim Sorroce afirma que os alunos com necessidades especiais passam por uma avaliação, feita por profissionais da área da saúde, que considera o tipo e o nível da deficiência. A partir disso, é determinado se ele necessita, especificamente, do cuidador. "A nossa preocupação é fazer uma inclusão e não uma segregação, queremos incluir o estudante no contexto escolar. Também é preciso ter a sensibilidade para entender que há alunos que não precisam desse tipo de apoio, que se sentem motivados em conseguir superar a necessidade que eles têm de alguma maneira. Incluir é deixar que eles consigam se aperfeiçoar e encontrar, de acordo com sua condição física, o seu melhor rendimento", salienta.
Confira a reportagem completa no link: http://www.blogeducacao.org.br/2014/03/inclusao-escolar-presenca-de-cuidador-para-aluno-com-deficiencia-pode-se-tornar-obrigatoria/