A comunidade atendida pela Escola Municipal de Educação Básica – EMEB 'Padre Leopoldo van Liempt', em Valinhos, concretizará um antigo sonho neste sábado (29). O prefeito Clayton Machado fará, às 9h30, a inauguração do novo prédio da unidade, localizado no bairro Invernada.
Por muitos anos a escola funcionou em edificações provisórias. Até 2008, a EMEB funcionava em prédio na Rua Itália que pertencia a Igreja Católica e foi requisitado pela instituição. Por conta disso, desde 2009, os 500 alunos do 2º ao 5º Ano desta unidade utilizavam salas de aula cedidas graciosamente pela FAV (Faculdades Anhanguera de Valinhos).
Para não interromper o ano letivo, desde o início do ano a escola já vem funcionando nas novas instalações, que ainda dependiam de alguns detalhes na obra e término da aquisição de móveis e equipamentos. "O funcionamento da unidade está sendo muito positivo, e podemos comprová-lo diariamente, nas manifestações elogiosas de toda a comunidade escolar", destacou o secretário da Educação, Danilo Sorroce.
Pintada nas cores azul e branco, que foram escolhidas por meio de concurso entre a comunidade escolar, o prédio que abriga a EMEB 'Padre Leopoldo van Liempt' chama a atenção pela imponência. Ele está localizado na Rua Carlos Penteado Stevenson, no bairro Invernada, área nobre da cidade.
A obra, iniciada em 2011, sofreu uma série de atrasos. Ao assumir em 1º de janeiro, esta Administração Municipal encontrou 32,09% do projeto executado. Para entregar o prédio no prazo, esta Administração teve de executar 67,91% em um pouco mais de 12 meses, enquanto que em 13 meses no governo anterior foram realizados 32,09%.
Construída em terreno da municipalidade com 5.600 m2, o prédio possui dois pavimentos: o térreo, com cerca de 1.100 m2, e o superior, com 792,42 m2, além de quadra com arquibancada e sanitários, com 1.095,87 m2, totalizando quase 3 mil m2 de construção. A unidade conta com 10 salas de aula, além de salas de multimeios, biblioteca e laboratório de informática, divididos em dois prédios interligados.
Alegria - Para a diretora da EMEB, Maria Marta Machado, que está na escola há 13 anos, toda a comunidade escolar, incluindo pais, alunos, professores e funcionários, está vivendo um momento de muita alegria e satisfação pelo fato de finalmente a escola passar a funcionar em prédio próprio.
Maria Marta ressaltou as dificuldades que a escola enfrentou nos últimos cinco anos por conta do funcionamento em espaço provisório. "O espaço era limitado. Não tínhamos biblioteca, sala de informática e as aulas de educação física eram realizadas num corredor. Agora estamos instalados em uma escola plenamente", acrescentou.
Já a coordenadora pedagógica, Margarete de Souza Nadelman, na escola há 12 anos, ressaltou que as novas instalações são motivacionais para alunos e professores. "Nosso objetivo sempre foi oferecer o melhor para nossos alunos, e no prédio próprio temos muito mais vantagens. Cada andar tem um pátio para atividades diversificadas, enquanto que no espaço anterior era bem restrito", contou.