A Prefeitura de Valinhos participa da cerimônia de entrega do Plano Regional de Turismo do Circuito das Frutas, nesta sexta-feira (31), às 16h, durante a 37ª Festa da Uva, na Vila do Vinho (pavilhão 2), em Jundiaí. Desenvolvido pelo Senac Jundiaí em parceria com Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas, o plano se destina a nortear as políticas públicas na região, visando melhorias de infraestrutura, gestão e apresentação de produtos.
A assinatura do convênio para dar início à produção do plano regional aconteceu em reunião realizada Valinhos, em agosto de 2018. “O Plano Regional de Turismo é para o Circuito das Frutas o que é o Plano Diretor para um município”, comparou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fagnani Popó. A proposta é trabalhar o turismo regional conjuntamente entre as 10 cidades que compõem o circuito, levando o visitante a uma experiência sem barreiras entre municípios. As cidades são Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Vinhedo, além de Valinhos.
Para a diretora de Turismo, Fernanda Goi, com a regionalização, a economia deve ser estimulada, melhorando a distribuição de renda e impulsionando o empreendedorismo local. “Devemos ter a consolidação de novos roteiros, via agências e receptivos, com rentabilidade turística”, reforçou a diretora. Segundo ela, os temas de regionalização abordados pela cidade em pautas de reuniões contaram com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), do qual ela é secretária.
Segundo Fernanda, ainda há um caminho a percorrer para o desenvolvimento sustentável turístico. “A estrada é longa e o que mais precisamos, a partir do Plano, é o engajamento das comunidades, que são as vedetes de toda a história, considerados agentes ativos do desenvolvimento”, esclareceu.
O plano é dividido em partes. O Diagnóstico é um inventário turístico, com dados sobre hospedagem, gastronomia, atrativos, calendário de eventos e outros. O Prognóstico traz as diretrizes para o desenvolvimento e plano de ação. O desenvolvimento do Plano Regional durou quinze meses e foi pautado no diálogo entre poder público, empreendedores, terceiro setor e comunidade.
Dentro do contexto turístico, a cidade é privilegiada, fazendo parte ao mesmo tempo de duas frentes, da RMC e do Circuito das Frutas. Está localizada a 20 minutos do Aeroporto de Viracopos, base da Azul Linhas Aéreas, e a curta distância dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, o que favorece à visitação local estimulada pelos recém-lançados programas de stopover, anunciados pelo Governo do Estado, com produtos de qualidade na prateleira. “O que significa que o visitante precisa ter acesso a conhecer e comprar ao passeio antes mesmo de chegar, durante seu planejamento”, disse a diretora.
Reunião de prefeitos
Na sexta-feira, está prevista a Reunião Ordinária do Conselho de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas, que acontece também em Jundiaí, a partir das 14h, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva). O Plano Regional de Turismo do Circuito das Frutas, em parceria com o Senac, também está na pauta.