A Prefeitura de Valinhos atendeu 604 pessoas na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo até sábado (15), quando foi realizado o Dia D. Dessas 604, 75 foram vacinadas. O restante estava em dia com as doses da vacina e não precisou ser imunizado. A campanha teve início no dia 10 de fevereiro e se estende até 13 de março.
A iniciativa é do Ministério de Saúde para combater a doença que assustou o País no ano passado. Após duas décadas sem sarampo, o Estado de São Paulo confirmou, até 14 de janeiro deste ano, 16.676 casos. Em Valinhos, 30 casos foram registrados em 2019 e nenhum este ano.
Todas as UBSs (Unidade Básica de Saúde) de Valinhos estão participando da campanha, de segunda a sexta-feira, para imunizar crianças a partir de 5 anos a adolescentes de 19 anos de idade e moradores com a carteira de vacinação desatualizada.
No sábado (15), Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, a UBS Vila Santana funcionou das 8h às 17h para atender moradores.
A segunda etapa da campanha será realizada em agosto, do dia 3 ao 31, abrangendo a faixa etária de 30 a 59 anos e moradores com a carteira de vacinação desatualizada.
De acordo com a diretora de Saúde Coletiva, Cláudia Maria dos Santos, menores de 29 anos devem tomar duas doses da vacina e os maiores de 29 anos, uma dose. "Os maiores de 29, assim como crianças de 6 meses a menores de 5 anos também podem continuar procurando as UBSs nesse período da campanha, porque serão vacinados”, explicou.
O morador que não tiver comprovação ou não lembrar se já tomou a vacina deve se vacinar, já que ela é a medida mais eficaz de combate ao sarampo, a rubéola e caxumba. A campanha tem como principal objetivo colocar em dia a caderneta de vacinação e coibir o avanço da doença.