Animação e festa dos participantes do Programa de Atendimento ao Idoso marcaram, nesta sexta-feira (21), a abertura do Carnaval de Valinhos. Mais de 150 pessoas participaram da tradicional matinê promovida pela Secretaria de Assistência Social no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Roque Palácio. A Banda Nova foi responsável pelo repertório, que contou com as tradicionais marchinhas.
Com fantasias criativas e customizadas, o salão do CCI ficou colorido e serviu de palco para alegria, descontração e pausas para recordar antigos Carnavais.
A aposentada e integrante do Programa de Atendimento ao Idoso há dez anos, Maria Terezinha Soldan, 70 anos, contou que já foi Rainha do Carnaval por uma escola de samba. “Isso foi em 1964, quando eu ainda morava na cidade de Lins. Eu tinha 18 anos, mas me lembro como se fosse hoje. Assim, adoro aproveitar o Carnaval aqui no CCI. Recordar é viver e viver é alegria”, afirmou. Terezinha mora em Valinhos há 40 anos.
O casal Maria Helena, a “Leninha”, e José Nakamura, não perde um ano de folia. Noivos nas quadrilhas das Festas Juninas do CCI, marido e mulher preferiram manter em segredo suas idades. Mas Leninha destacou que participar dos eventos é motivo de animação e qualidade vida.
“Nós participamos de várias atividades do Programa, como ginástica, ioga, violão e dança de salão” contou a foliã, ao brincar que faz de tudo para “não deixar a peteca cair”. O casal participa do Programa há dez anos.
A dona de casa Ana Aparecida Pavin, também integrante do Programa há dez anos, disse que este Carnaval tem um significado especial, em homenagem à irmã Luiza Santina Ribeiro, que morreu há quatro meses. “Ela adorava Carnaval e por 12 anos participou da folia no CCI. Eu tive um sonho com ela me perguntando se eu iria para o Carnaval. Por isso estou aqui, mesmo com saúde debilitada e vivendo um momento de superação”, disse Ana.
Quem chamou muita atenção no salão do CCI com seu cabelo cor de rosa foi a foliã Iris dos Passos Leite, 76 anos. “Eu pintei o cabelo especialmente para a este evento”, disse. Ela contou que é fã das tradicionais marchinhas e que se diverte mesmo antes do Carnaval, quando prepara com todo cuidado e criatividade sua fantasia.
A Festa de Momo da Terceira Idade contou com a presença da vice-prefeita, Laís Helena, do vereador Luíz Mayr Neto, da secretaria de Assistência Social, Dulce Maria de Paula Souza, e da mãe do prefeito Orestes Previtale Júnior, Iracema Previtale.