O Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) de Valinhos elegerá seu presidente e vice no dia 9 de março, a partir das 17h, na Prefeitura. Haverá ainda indicação dos secretários executivo e adjunto. A eleição ocorre após a nova composição do órgão, que escolheu representantes de entidades ligadas ao setor na cidade. A nova formação corresponde ao exercício do biênio 2020/22.
A eleição será realizada entre os integrantes do órgão, em reunião na sala Ivan Fleury, no Paço Municipal. A escolha da nova composição aconteceu na segunda quinzena de fevereiro. Foram eleitos 10 representantes da sociedade civil, definidos por segmento. Concorreram ao processo eleitoral 19 representantes.
Os eleitos foram Fernando Antonio Forgerini (AEVAL), Maria Isabel de Queiroz Guimarães (Restaurante e Camping JB Guimarães – Camping Macuco), Emerson Roberto Ferrari (ACIV), Eduardo Daltio (Shopping Valinhos), José de Jesus Guarda Junior (Associação dos Senhor Jesus), Marilene Aparecida dos Santos (Associação dos Clubes de Mães de Valinhos), Nivaldo Tordin (AVIVA), Renato Caparica Aparicio (empreendedor gastronomia e gestão), Mônica Santos da Silva (Associação de Guias e monitores Amigos do Vali), Leonardo Camanzi (Vale das Frutas Convention & Visitors Bureau).
A atual presidente, Neusa Marretto, se disse satisfeita com as ações do biênio que se encerra. Na reunião, o grupo debateu o novo Projeto de Lei, que vai adequar o COMTUR às normativas estatuais, e a construção do site, que será licitado e irá funcionar como portal de transparência, sistema de busca para os atrativos turísticos de Valinhos e serviços de apoio ao visitante.
“A busca, por exemplo, pelos passeios na cidade se inicia antes da chegada do visitante, durante o planejamento. Disponibilizar o produto ou o contato em uma prateleira virtual será fato gerador de negócios”, garante a secretária executiva do Conselho, Fernanda Goi. O conteúdo já começou a ser elaborado com imagens do Camping Macuco e de Ulisses Porto.