O aplicativo Saúde Valinhos, que permite marcar consulta nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Valinhos pelo celular, tem uma nova versão com muito mais funcionalidades para o usuário. A atualização do sistema, que está disponível desde o ano passado, traz ainda mais facilidade para o acesso e gerenciamento de informações. O paciente tem todos os dados que precisa nas pontas dos dedos, com agilidade, conforto e eficiência.
“É uma inovação muito importante para Valinhos. O aplicativo não só traz mais agilidade e comodidade para nossos moradores, como também traz economia para o Município. Torna os processos mais simples e mais eficientes para quem usa e para os profissionais da saúde. É um grande avanço para nossa cidade. Tecnologia usada a favor do cidadão”, disse o prefeito, Orestes Previtale Júnior.
A ferramenta foi disponibilizada aos moradores para agendar consultas e cancelar, quando o paciente não puder comparecer no dia e horário marcados. Também permitia o acesso do paciente ao seu histórico de atendimento na unidade de saúde.
Com a atualização, os serviços serão ampliados. O aplicativo vai disponibilizar alertas para que os pacientes sejam lembrados da consulta dias antes de ela acontecer. Também vai permitir acesso ao histórico de vacinação, com dados disponíveis desde 2016.
A nova versão do aplicativo mostra ainda se o medicamento receitado está disponível na unidade de saúde do morador e, caso o remédio esteja em falta na UBS que ele usa, a ferramenta vai apontar a UBS mais próxima onde o medicamento pode ser encontrado, utilizando recursos como GPS. No novo aplicativo, o morador pode ainda avaliar o atendimento e a consulta médica que realizou.
“São funcionalidade que vão contribuir para melhorar o atendimento do paciente na rede de atendimento básico e também para que possamos conhecer a opinião dele em relação ao atendimento que recebeu, estreitando assim a interação entre morador e serviço público”, afirmou o prefeito Orestes.
A nova versão do aplicativo também é gratuita e pode ser baixada para o sistema Android, basta procurar pelo aplicativo Saúde Valinhos na Google Store e baixar no celular. Em breve estará disponível também para o iOS. Outra novidade é que o cadastro do paciente pode ser feito diretamente no celular, sem que seja necessário que ele compareça à sua UBS.
O aplicativo foi desenvolvido pela Giespp (Gestão Inteligente de Educação e Saúde Pública e Privada), empresa do grupo Eicon, contratada por licitação para a informatização da Saúde em Valinhos, e está em teste desde o dia 20 do mês passado. A partir desta semana, está disponível para todos.
“A nova versão do aplicativo tornou ainda mais fácil seu manuseio. O lançamento é para divulgar e promover sua utilização, apesar de ele já estar disponível”, disse o coordenador de Serviço, Henrique Marin, da Giespp. Segundo ele, a facilidade começa no cadastramento, que pode ser feito direto no aplicativo, sem necessidade de comparecimento a uma UBS, como acontecia inicialmente. “Ficou muito simples”, garantiu.
Consultas com ginecologista, pediatra e clínico geral podem ser marcadas em qualquer UBS, sem sair de casa. O acesso às cadernetas de vacinação também oferece comodidade. “Dá inclusive para saber quais vacinas estão em atraso”, afirmou Marin. As carteirinhas físicas (de papel) devem ser mantidas e ser apresentadas no ato de vacinação, para controle dos pais ou responsáveis.
O uso do GPS para localizar o medicamento receitado pelo médico após a consulta facilita e agiliza a aquisição pelo paciente. A pesquisa de satisfação do usuário democratiza o atendimento e possibilita que o serviço seja aprimorado.
O lançamento da nova versão do aplicativo inclui ampla divulgação. As UBSs, Centros de Especialidades de Valinhos (CEVs) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) exibirão cartazes explicativos sobre o serviço e como baixar o sistema, por meio de loja virtual, bastando digitar Saúde Valinhos.
A versão atualizada também será divulgada em painéis instalados em pontos estratégicos. “Valinhos hoje está muito bem em termos de informatização de dados da Saúde. Oferece vários serviços e está trabalhando para ampliar ainda mais essa conexão com o paciente”, avaliou Marin.
Do ponto de vista da Administração Municipal, a informatização da Saúde permite aprimorar a gestão e otimizar os serviços e o atendimento, com avaliação do desempenho, inclusive dos profissionais.
Histórico
O projeto-piloto do aplicativo teve início na UBS José Gasparin, do Jardim Jurema, a primeira a disponibilizar consultas e cancelamentos pelo aplicativo, em maio do ano passado. Da unidade, que tem 7,6 mil pacientes, o sistema foi ampliado para as demais UBSs da cidade.