A Secretaria de Educação está distribuindo os kits de material escolar e uniformes para os alunos da Rede Municipal de Educação. De acordo com o secretário de Educação, professor Zeno Ruedell, o atraso na distribuição ocorreu porque a empresa que venceu o pregão presencial para fornecer quatro dos 19 itens do material não entregou os produtos.
“Aguardamos no limite, pois o certo era mandar o kit completo facilitando a logística de distribuição. Infelizmente, a empresa, mesmo com contrato assinado, não está honrando com o compromisso assumido. Estamos tomando as medidas legais cabíveis, mas nossos alunos não podem esperar mais”, explicou Ruedell.
A Secretaria de Educação montou um esquema especial para a montagem das 12 mil caixas de kits de material escolar, com a separação de aproximadamente 220 mil itens, separados entre ensino infantil e ensino fundamental.
“É uma grande operação que estamos realizando com os 15 itens que temos e, quando os quatro itens faltantes chegarem, nós os encaminharemos separadamente para cada escola realizar a entrega”, disse. Ainda não foram entregues dois modelos de apontador, lápis de cor e caderno universitário.
De acordo com a Secretaria de Educação participaram do pregão do material escolar 19 empresas, das quais 11 foram habilitadas e, através do sistema de pregão, disputaram o direito de fornecer 19 itens, entre eles papel sulfite, caneta esferográfica, lápis de cor, cola branca, caderno universitário, caderno de caligrafia, caderno brochurão, apontador e régua, entre outros.
UNIFORMES
O fornecimento de uniformes escolares também passou por processo licitatório para a produção dos trajes de verão e inverno dos 12 mil alunos da Rede Municipal. A licitação foi vencida pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), que entregou uniformes números 4, 6, 8, 10 e 12.
Segundo a Secretaria de Educação, a Fundap irá entregar até a próxima semana o restante do traje de verão, composto por duas bermudas e duas camisetas, que serão encaminhados para as escolas. “Trabalhamos muito para que o kit de material escolar e os uniformes fossem entregues até o começo das aulas, mas há situações que não estão sob o controle da Secretaria e dependemos exclusivamente dos fornecedores”, disse Ruedell.