A Secretaria de Saúde de Valinhos registrou mais dois casos suspeitos de coronavírus de moradores da cidade na noite de quarta-feira (11). Um homem de 62 anos e uma mulher de 31 anos, que voltaram de viagem a países com surto da doença, apresentaram sintomas e tiveram material recolhido para exame no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
Os dois estão em boas condições de saúde e em isolamento domiciliar. Com os novos registros, Valinhos tem cinco casos de pacientes com suspeita de coronavírus, todos em boas condições de saúde e isolamento domiciliar. Outros sete casos já foram descartados.
Ainda são suspeitos os casos de uma jovem de 24 anos, uma adolescente de 17 anos e uma mulher de 33 anos moradora da Alemanha que veio ao Brasil visitar parentes. Os três casos são considerados suspeitos porque os pacientes estiveram em países com surto da doença. Elas também aguardam resultados dos exames que estão sendo feitos pelo Instituto Adolfo Lutz.
Orientações da Sociedade Brasileira de Infectologia e do Ministério da Saúde
Aqueles que se incluam na definição de casos suspeitos de COVID-19 devem procurar imediatamente o pronto atendimento para avaliação e investigação diagnóstica. Estão nesta situação:
- Situação 1: Febre E sinal ou sintoma respiratório E viagem para área afetada nos últimos 14 dias (a relação atualizada dos países pode ser consultada em http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/)
- Situação 2: Febre OU sinal ou sintoma respiratório E contato próximo de caso suspeito ou confirmado nos últimos 14 dias.
Por enquanto, não há vacina nem medicação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Mas existem medidas para prevenir o contágio, que são:
- Lave frequentemente as mãos com água e sabão por 20 segundos ou use álcool em gel a 70%;
- Cubra nariz e boca com o braço ou com lenço descartável ao espirrar ou tossir;
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Mantenha os ambientes bem ventilados;
- Não compartilhe objetos pessoais, como talheres, toalhas, pratos e copos.