A Secretaria de Saúde de Valinhos confirmou o terceiro caso de contaminação por coronavírus, uma jovem de 19 anos que fez o exame na rede particular de saúde. Ela esteve em recente viagem à Europa, está em boas condições de saúde e em isolamento domiciliar. Ela chegou da Holanda no dia 14 de março. Valinhos registra três casos confirmados, 35 aguardando resultados e 11 negativos.
A Prefeitura reforça o apelo para que os moradores permaneçam em suas casas. Nesta sexta-feira (20), o Ministério da Saúde declarou transmissão comunitária em todo o Brasil. Isso significa que a transmissão local da doença já está acontecendo em todo o País.
Em termos práticos, a declaração é um comando do Ministério da Saúde para que todos os gestores nacionais adotem medidas para promover o distanciamento social e evitar aglomerações.
Em Valinhos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é o local de referência para atendimento do coronavírus e está recebendo tendas do Exército para facilitar a triagem e atendimento dos pacientes.
A UPA Valinhos e todos os hospitais do Brasil seguem protocolos de atendimento para realização do exames de coronavírus, determinados pelo Ministério da Saúde.
A testagem, neste momento, só é feita em casos com suspeita da doença, por isso é muito importante que os moradores se isolem, evitando contágio. As pessoas que retornam do exterior, por exemplo, devem permanecer em isolamento por ao menos 14 dias para evitar qualquer riso de contaminação.
Diretor-clínico da UPA orienta pacientes sobre sintomas
Evitar aglomerações é a medida mais eficaz para conter o coronavírus. A recomendação vale para os serviços de saúde. Procure o pronto atendimento apenas quando for realmente necessário. O diretor-clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos, Marcelo Lucenti, explica como o morador deve se comportar em caso de sintomas de gripe:
- Pacientes com sintomas de gripe, tosse, coriza, dor de garganta e sem febre devem permanecer em suas casas
- Pacientes com sintomas de gripe, tosse, coriza e febre, mas sem falta de ar, devem permanecer em suas casas e tomar medicação para baixar a temperatura. Podem procurar, eventualmente, a UBS que atende ao bairro. No caso de persistência ou aumento da febre, devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
- Pacientes com sintomas de gripe, tosse, coriza, dor de garganta, febre e falta de ar devem procurar a UPA e retirar máscara para utilizar enquanto aguarda atendimento
Valinhos decreta estado de calamidade pública
A Prefeitura de Valinhos decretou estado de calamidade pública nesta quinta-feira (19) após a confirmação de dois casos positivos de contaminação por coronavirus. O prefeito Orestes Previtale Júnior convocou nesta quinta reunião de emergência do Grupo de Trabalho responsável por conter os riscos da epidemia do Covid-19 e adotou a medida.
O decreto foi publicado na Imprensa Oficial no começo da noite desta quarta-feira, baseado no artigo 23 da Constituição Federal, que no inciso II determina que “é de competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios cuidar da saúde e da assistência pública”, entendendo que cabe à Administração Municipal adotar estratégias e formular políticas públicas voltadas a combater situações emergenciais que envolvam a saúde pública.
Na segunda-feira (16), o prefeito Orestes já havia decretado estado de emergência após o governo do Estado ter constatado a transmissão comunitária do coronavirus no estado de São Paulo, quando não se consegue detectar a origem da contaminação e nem mapear sua proliferação.
“Com dois casos confirmados em nossa cidade, optamos por adotar medidas mais drásticas para garantir que a proliferação do coronavirus seja contida. O decreto busca trazer mais segurança para todos”, afirmou o prefeito Orestes.
Com o decreto de calamidade pública, a Prefeitura fica autorizada a aplicar as aplicar normas estabelecidas no inciso IV do artigo 24 da Lei 8.666/ 93, a Lei de Licitações, que trata dispensa de licitações em casos de casos de emergência ou de calamidade pública.
As secretarias municipais e autarquias, DAEV e Valiprev, estão autorizadas a adotar as alterações de horário de expediente e de atendimento ao público em geral.
Principais medidas:
PREFEITURA
É suspenso o atendimento presencial da Administração Pública, sendo que o atendimento será realizado via telefone, e-mail ou serviço 156, podendo ser agendado o atendimento presencial apenas para retirada de documentos. O horário de expediente nas repartições públicas municipais, a partir de 23 de março, será das 8h30 às 13h.
A carga horária dos servidores públicos municipais será reduzida a partir de 23 de março para seis horas diárias, sem horário para refeição, das 8h às 14h.
Servidores públicos idosos com sessenta (60) anos ou mais, gestantes e os portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos poderão ser dispensados, mediante apresentação de declaração ou atestado médico, sem prejuízo de sua remuneração, ficando a critério dos mesmos a realização dos serviços em seus domicílios.
Servidores públicos municipais que tenham saldo de férias a tirar, deverão cumprir as férias em descanso, a critérios dos órgãos e autarquias municipais.
Os setores de saúde, comunicação, segurança pública, mobilidade urbana, serviços relativos a cemitérios e velórios e o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) terão condutas próprias, independentemente do decreto, por serem essenciais no enfrentamento da pandemia de coronavírus.
São suspensos os prazos de sindicâncias e processos administrativos disciplinares em andamento.
As determinações vão até 22 de abril de 2020, podendo ser prorrogadas.
EDUCAÇÃO
As unidades de ensino da rede pública municipal terão suas aulas suspensas, da próxima segunda-feira (23) até o dia 22 de abril, podendo ser prorrogada. Com isso, fica suspensa a prestação dos serviços, sem prejuízo da remuneração, de diretor, vice-diretor, professor, coordenador pedagógico, auxiliar de desenvolvimento infantil, inspetor de alunos, agente administrativo, merendeira, ajudante geral, supervisor de ensino e estagiários.
As escolas deverão manter dois servidores, da área administrativa ou pedagógica, diariamente à disposição no local, em regime de revezamento, no horário das 8h às 17h para atendimento e informações telefônicas, bem como para recepção do pessoal encarregado da limpeza dos prédios, a critério do diretor.
A reposição das aulas, após o retorno das aulas, deverá ocorrer na forma a ser determinada pela Secretaria da Educação, conforme a Legislação em vigor.
PROCON
O Procon deve elaborar e encaminhar aos estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios, medicamentos e combustíveis, comunicados de recomendação sobre a proibição do aumento abusivo de preços ao consumidor e a venda a um mesmo consumidor de quantidades acima do usualmente praticado para o consumo familiar.
COMÉRCIO
É recomendado, visando à diminuição da circulação e do contato das pessoas, que os estabelecimentos comerciais fechem ou reduzam seus horários de funcionamento e entrada de consumidores, para que não ocorram aglomerações de pessoas.
Para os estabelecimentos comerciais a seguir elencados é recomendada a paralisação total do atendimento ao público, com fechamento de suas instalações: shoppings centers e galerias; clubes, academias de atividades físicas, estúdios de pilates e congêneres; cinemas.
Deverão manter seu atendimento regular comércio de gêneros alimentícios, como mercados, supermercados e congêneres; farmácias, drogarias e farmácias de manipulação de medicamentos; postos de revenda de combustíveis; padarias, confeitarias, restaurantes e lanchonetes e congêneres, com controle de entrada e quantidades reduzidas de clientes, com as devidas medidas de higiene recomendadas pela Vigilância Sanitária, visando à redução de aglomerações.
ESPORTES E LAZER
As Secretarias de Esportes e Lazer e da Cultura terão suas aulas suspensas a partir de 23 de março até 22 de abril, data que pode ser prorrogada. Não haverá reposição das aulas suspensas. Será suspensa a prestação de serviços, sem prejuízo da remuneração dos professores e monitores.
Determinações da Secretaria da Saúde de Valinhos
Em função da pandemia de coronavírus, a Secretaria da Saúde de Valinhos determina que:
TRANSPORTE PARA EXAMES EM SÃO PAULO - Suspenso transporte para São Paulo em ônibus exclusivo para realização de exames. O paciente que quiser ir por conta própria terá o agendamento mantido
FISIOTERAPIA - Cancelado atendimento de pacientes novos e crônicos. Mantidos os atendimentos de triagem, pós-operatórios e de fraturas
FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE - Férias e solicitações de licença-prêmio estão canceladas
ATENDIMENTOS NAS UBS
Consultas eletivas – Canceladas
Cirurgias eletivas - Canceladas
Ginecologia - Somente pré-natal e urgência
Pediatria - Atendimento de recém-nascidos: só casos de urgência e sintomas respiratórios
Clínico geral – Atendimento apenas de urgência ou sintomas respiratórios
Atenção: Os médicos estarão nas UBSs para atender qualquer paciente que precisa de atendimento de urgência
Exames - Coleta somente de urgência, pré-natal e de agravos de notificação
Odontologia - Somente urgência
Recepção – Os pacientes devem manter distância de outras pessoas que estiverem no local
Vacina - Sala de vacina permanecerá aberta. A Saúde solicita que as pessoas que puderem devem adiar a visita ao posto e orienta para que não haja aglomeração
Verificação de PA e glicemia de rotina - Cancelados
Curativos – Casos simples serão dispensados com material para serem realizado em casa. Os demais continuarão a ser realizados na UBS
CEVs 1, 2 e 3
Os pacientes em tratamento estáveis serão dispensados. As consultas de urgência serão mantidas
MELHOR EM CASA
Mantém atendimento
CEMAP, CAPS ADULTO, CAPS INFANTIL, CREAPS/CASA DO ADOLESCENTE
Somente casos de urgência. Os grupos terapêuticos ficam suspensos
MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO
Exames para pacientes solicitarem medicamentos de alto custo serão mantidos
CEDIC
Atendimento somente de casos de urgência
VIGILÂNCIA SANITÁRIA, EPIDEMIOLÓGICA E ZOONOSES
Mantêm atendimento
CAM
Pré-natal de médio risco e de adolescentes mantém o atendimento. Ambulatório de inserção de DIU e atendimento ginecológico de adolescente estão suspensos
SELVEN
Curativos simples serão dispensados com material para serem realizados em casa. Os mais complexos continuarão a ser realizados no Ambulatório de Feridas
OBSERVAÇÃO – As medidas serão tomadas gradativamente até a próxima segunda-feira, quando serão suspensas. Informamos que essas determinações podem ser alteradas a qualquer momento, de acordo com determinações e protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Leia mais:
http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/clt-e-parque-dos-lagos-fecham-para-o-publico-partir-de-sabado
http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/tendas-do-exercito-darao-suporte-para-os-atendimentos-na-upa
http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/frota-de-onibus-de-valinhos-e-reduzida-partir-desta-quinta
http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/pat-e-sebrae-valinhos-priorizam-atendimento-distancia
http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/daev-prioriza-atendimento-online-para-conter-coronavirus
http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/aulas-sao-suspensas-dia-23-e-devem-voltar-dia-22-de-abril
http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/campanha-de-coleta-de-papanicolaou-e-suspensa
http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/procon-fiscaliza-comercio-por-pratica-de-preco-abusivo
http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/telefone-150-comeca-atender-para-duvidas-sobre-coronavirus
http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/prefeitura-cancela-aulas-na-rede-municipal-na-proxima-semana
http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/valinhos-suspende-atividades-no-c...
http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/saude-divulga-medidas-de-combate-ao-coronavirus
http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/prefeitura-de-valinhos-lanca-campanha-contra-o-coronavirus
http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/saude-de-valinhos-fecha-cerco-no-combate-ao-coronavirus
http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/prefeitura-organiza-acoes-de-enfrentamento-ao-coronavirus
21;03;2020