A Prefeitura de Valinhos criou um estrutura especial para atendimento de idosos na vacinação contra a gripe neste ano. Eles poderão utilizar um esquema de drive thru para se imunizarem com mais segurança, sem precisar sair do veículo.
O drive thru está sendo instalado no Parque da Festa do Figo e começa a funcionar nesta terça-feira, dia 24. Ele foi criado como mais uma forma de proteção dessa população contra a pandemia de coronavírus.
Para tomarem a vacina, os idosos devem vir como passageiros dos veículos. Ao entrar no parque, os motoristas serão orientados por sinalização e agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana sobre o caminho que irão percorrer.
A entrada será pela marginal da Avenida dos Esportes, no portão que fica ao lado do Palco 2 do parque. “Ao chegar ao ponto da vacinação, o motorista deve descer do carro e abrir a porta do passageiro para que o técnico da saúde aplique a vacina”, disse a secretária da Saúde de Valinhos, Carina Missaglia.
O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, sempre das 15h às 18h, até o dia 16 de abril. Para serem vacinados, os moradores devem apresentar a Carteira de Vacinação e documentos pessoais.
Nesta primeira fase, a vacina da gripe está direcionada para idosos com mais de 60 anos e profissionais da área de saúde.
A vacina será aplicada normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), seguindo uma programação que inclui utilização de estruturas de escolas, centros comunitários e tendas próximas aos postos, com objetivo de evitar aglomerações e reduzir os riscos de contágio com o coronavírus.
CONFIRA OS DEMAIS LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
UBS PINHEIROS (UBS BOM RETIRO) – Centro Comunitário do Jardim Pinheiros
UBS FRUTAL – Tenda em espaço junto à UBS
UBS IMPERIAL – EMEB Lélia Franco Bueno Leme
UBS JUREMA – Tenda em espaço junto à UBS
UBS MACUCO – Dentro da UBS
UBS MARACANÃ – CEMEI Alberto Juliano Serra
UBS PARAÍSO – EMEB Cecília Meirelles
UBS PORTUGAL – EMEB Prof. Marli Aparecida Borelli Bazetto
UBS REFORMA AGRÁRIA – Tenda em espaço junto à UBS
UBS SÃO BENTO – Dentro da UBS em espaço distinto
UBS SÃO MARCOS – Dentro da UBS em espaço distinto
UBS VILA ITÁLIA – Tenda em espaço junto à UBS
UBS VILA SANTANA – Na área do CETS
Público alvo
Em Valinhos, o público alvo é de 37,8 mil pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dessa população. “A vacina é muito importante porque evita a contaminação por influenza, que têm sintomas parecidos com o coronavírus, além de reforçar o sistema imunológico”, explicou a diretora da Saúde Coletiva de Valinhos, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Valinhos Priscila Fini Boter.
Na primeira etapa da campanha, a partir do dia 23 de março, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde. Na segunda etapa, que começa no dia 16 de abril, a vacina será aplicada em professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, forças de segurança e salvamento.
A terceira etapa começa em 9 de maio, no Dia D de Vacinação, para crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, privados de liberdade, adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, sob medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional e adultos 55 a 59 anos.
Este ano, o acesso à vacinação foi ampliado para um grupo também vulnerável, pessoas de 55 anos a 59 anos de idade, que poderão procurar as UBS na terceira fase da campanha.