Equipe da Vigilância Sanitária de Valinhos, com apoio da Guarda Civil Municipal, orientou um morador de Valinhos, na manhã deste sábado (11), que não é permitida a instalação de estruturas em locais públicos para arrecadar doações sem autorização da Prefeitura, particularmente neste momento de propagação do coronavírus.
O morador havia instalado uma tenda para receber doações em uma praça da Avenida Paulista. Ele foi orientado a desmontar a estrutura. O morador informou aos fiscais que as doações seriam para entidades de Vinhedo.
“A situação contraria as normas sanitárias adotadas para a prevenção ao coronavírus. A Vigilância Sanitária está atuando para evitar aglomerações das pessoas, e esse tipo de evento, sem nenhum controle de higiene, contraria orientações do Ministério da Saúde. Entendemos que o ato é válido, mas deve ser feito de forma responsável”, explicou o coordenador de Fiscalização Sanitária, Francisco Sousa.
Uma outra tenda montada na Praça Brasil 500 Anos, com a mesma finalidade, também teve de ser desmontada sob a orientação da Guarda Municipal, que fez a abordagem durante patrulhamento.
A Vigilância Sanitária orienta que a doação de alimentos pode ser feita sem comprometer a saúde da população, em parceria com supermercados, por exemplo, onde o doador deposita a contribuição em locais específicos para isso.
Campanha
O Fundo Social de Solidariedade de Valinhos está realizando a “Campanha Valinhos Todos Contra o Coronavírus”, com o tema “Seja Solidário! Doe!”. Caixas coletoras de doações de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza e higiene estão em supermercados e também na portaria dos fundos da Prefeitura Municipal, onde podem ser feitas diretamente.
Os supermercados parceiros do Fundo Social são o Caetano da Vila Santana, o Zareli do bairro Centenário, o Flex Atacarejo no Bom Retiro e o Spasso Sabores na Avenida Invernada.
A ação do Fundo Social vai beneficiar moradores de Valinhos em situação de vulnerabilidade social. A Prefeitura de Valinhos também está adquirindo 3,5 mil cestas básicas que serão distribuídas pela Secretaria de Assistência Social.