A segunda fase da campanha nacional de vacinação contra gripe prossegue a partir da próxima quarta-feira (22) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), após o ponto facultativo em Valinhos na segunda-feira (20) e o feriado da terça-feira (21). Na tarde desta sexta-feira (17) a Secretaria da Saúde recebeu um novo lote com 4.870 doses da vacina da Vigilância Epidemiológica o Governo do Estado.
Na segunda etapa, são vacinados profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
Iniciada nesta quinta-feira (15) a segunda etapa da vacinação será realizada até dia 9 de maio, conforme a disponibilidade de doses, nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Valinhos. O horário de vacinação nas UBSs é entre 8h30 e 13h.
Motoristas devem apresentar documento que confirme a atuação profissional. Motoristas de caminhão ou ônibus poderão apresentar a carteira de habilitação para categorias C, D e E, conforme seu trabalho.
Doentes crônicos que não frequentam as UBSs devem apresentar carta do médico ou receita de uso de contínuo de medicação específica para a doença. A carta ou receita não é necessária para paciente da unidade de saúde que tenha a doença crônica registrada em seu cadastro.
Segundo a Secretaria da Saúde, as vacinas continuam disponíveis para o público-alvo da primeira fase, idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde, que ainda não tenha se vacinado.
A terceira fase da campanha nacional de vacinação tem início no dia 9 de maio, quando ocorre o Dia D da Vacinação, e atingirá professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência.
Acamados
Na próxima semana continuam sendo vacinados os idosos acamados que já têm registro nas UBSs de cada bairro. O serviço é realizado todos os anos pelos Departamentos de Assistência à Saúde e Vigilância Epidemiológica. Idosos acamados que ainda não estão cadastrados podem entrar em contato direto com a UBS de seu bairro para solicitar a vacina em casa. Cuidadores também são imunizados.
ESPAÇOS ALTERNATIVOS
A vacinação é feita em espaços alternativos, como escolas, centros comunitários e tendas, todos próximos às UBSs. A Secretaria de Saúde de Valinhos reforça que a campanha vai até 22 de maio e haverá vacina para todo o público-alvo da cidade.
Em Valinhos, o público alvo é de 37,8 mil pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dessa população.
CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE:
UBS PINHEIROS (UBS BOM RETIRO) – Centro Comunitário do Jardim Pinheiros
UBS FRUTAL – Tenda em espaço junto à UBS
UBS IMPERIAL – EMEB Lélia Franco Bueno Leme
UBS JUREMA – Tenda em espaço junto à UBS
UBS MACUCO – Dentro da UBS
UBS MARACANÃ – CEMEI Alberto Juliano Serra
UBS PARAÍSO – EMEB Cecília Meirelles
UBS PORTUGAL – EMEB Prof. Marli Aparecida Borelli Bazetto
UBS REFORMA AGRÁRIA – Tenda em espaço junto à UBS
UBS SÃO BENTO – Dentro da UBS em espaço distinto
UBS SÃO MARCOS – Dentro da UBS em espaço distinto
UBS VILA ITÁLIA – Tenda em espaço junto à UBS
UBS VILA SANTANA – Na área do CETS