Valinhos continua mantendo os mais baixos índices de isolamento social, repetindo os números da semana anterior, que foram os menores registrados na cidade desde o início da quarentena. Nesta terça-feira (12), a taxa de isolamento social foi de 47%, um ponto percentual menor que na segunda-feira.
Os números repetem o baixo desempenho de segunda-feira e terça-feira da semana passada. Na sexta (8), a cidade registrou o menor índice desde o começo da quarentena, de 45%. Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico,
No fim de semana, a cidade registrou os mais baixos índices de isolamento social desde o início da quarentena, justamente no período em que aumentam os números de contaminados no Município. Foi de 45% sexta (8), 51% no sábado (9) e 54% domingo (11), A cidade soma nesta quarta-feira (13) 65 casos confirmados de covid-19 e seis mortes.
O Governo do Estado informou que a aceleração acentuada da contaminação por coronavírus em São Paulo coincide com a queda nos índices de isolamento social em todo o Estado.
Os índices estão muito longe da taxa considerada ideal, de 70%, e abaixo do mínimo de 55% estipulado como nova meta pelas autoridades em Saúde.
O governo de São Paulo está classificando as regiões do Estado como zona vermelha (maior risco), amarela (risco elevado) e verde (menor risco) para determinar o isolamento social e índices de contaminação. A região de Campinas, onde está Valinhos, é considerada zona vermelha, assim como a região metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista.
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.