A Prefeitura de Valinhos deu início esta semana ao recapeamento da Avenida João Antunes dos Santos, no Jardim Pinheiros. Os trabalhos começaram na quarta-feira e a primeira etapa é realizada no sentido Rua Orozimbo Maia e Avenida Altino Gouvea. As obras marcam o início de mais um Programa de Recapeamento, coordenado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que vai recapear 48,5 mil metros quadrados de vias públicas.
As obras incluem reparo e troca de guias e sarjetas, troca de caixas no leito carroçável para deixar o trecho pronto para a realização da fresa, a retirada de todo o asfalto velho, e aplicação da nova capa asfáltica.
A Avenida João Antunes dos Santos é a principal avenida comercial do bairro e seu asfalto tem mais de 30 anos. De acordo com o secretário de Obras e Serviço Públicos, Gerson Luis Segato, os 48,5 mil metros quadrados de recapeamento estão divididos em dois lotes.
Os trabalhos serão executados pelas empresas DNP Terraplanagem & Pavimentadora e Converb Ambiental, vencedoras da licitação para a realização dos serviços. O valor total dos dois contratos é de R$ 4,5 milhões.
Além Avenida João Antunes dos Santos, serão recapeadas as Ruas Luiz Carlos Brunello, José Guiraldello, Francisco Glicério e Vital Brasil, João Bissoto Filho, Manoel Ramos e trecho da Sebastião Barbarini.
O secretário lembra que o recapeamento é diferente do tapa-buraco, pois nesse processo todo o asfalto velho é retirado e a via recebe uma capa asfáltica nova.
Para o início das obras, trechos da Avenida João Antunes estão interditado, entre eles o trecho entre a Avenida dos Estados e a Avenida Lino Buzato, onde o trânsito foi interrompido nos dois sentidos.
Na próxima segunda-feira (18) terão início as obras de recapeamento da Rua Paiquerê, na região do bairro Paiquerê.
Programa de Recapeamento
Ruas Paiquerê e Rua Luiz Carlos Brunello (Avenida das Indústrias – Country Club) – 14.471,64 metros quadrados
Rua João Antunes dos Santos, Rua José Guiraldello, Rua Francisco Glicério e Rua Vital Brasil, 33.445,63 metros quadrados
Rua João Bissoto Filho, Rua Manoel Ramos e trecho da Rua Sebastião Barbarini – 671,35 metros quadrados