Os moradores do bairro São Bento do Recreio em breve irão ganhar um importante reforço na questão do abastecimento de água do bairro. O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) está construindo um novo Reservatório de água no local que terá capacidade de armazenamento de 600 mil litros e, abriu licitação para a construção de um novo poço profundo no bairro.
O novo reservatório está localizado na Rua Jose de Carvalho é o oitavo Reservatório colocado em operação/construído pelo DAEV desde 2017. Já o novo poço, o quinto a ser perfurado no bairro, tem por objetivo garantir a produção de água para a atender a demanda que cresceu muito nesse período de quarentena.
“Em alguns dias estamos tendo que apoiar o São Bento com caminhões pipa em função do aumento consumo. Esse quinto poço, que já está em processo de licitação, vai ampliar também a capacidade de produção de água para o bairro”, disse Ricardo Gardin, presidente do DAEV.
Além disso, de acordo com Gardin, o novo reservatório irá garantir mais segurança no abastecimento e distribuição de água às centenas de famílias que moram no São Bento, o bairro mais distante do centro da cidade e que atualmente tem seu abastecimento de água sustentado por quatro poços profundos.
“O São Bento é um bairro hoje que podemos afirmar que tem seu abastecimento de água, embora através de poços artesianos, bem atendido e, o novo reservatório, irá garantir a ampliação na capacidade de reservação e assim, garantir água de qualidade na casa de todos os moradores”, disse Gardin.
Segundo ele, a maior preocupação do DAEV é a de garantir a segurança hídrica da população valinhense, não apenas nesse momento diferenciado de quarentena, mas ao longo de todo ano, especialmente no período de estiagem. “O DAEV continua trabalhando e investindo na melhoria dos sistemas de captação, adução, tratamento e distribuição de água para todas as regiões da cidade”, garante Gardin.
NOVOS RESERVATÓRIOS
Em março deste ano, antes da decretação da quarentena em função da pandemia do novo coronavirus, o DAEV e a Prefeitura, visando garantir a segurança hídrica do município e atender ao aumento da demanda da população que, com a quarentena passaria mais tempo em casa, colocaram em operação o reservatório R9D.
Com capacidade de reservação de 1 milhão de Litros, o reservatório localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no Jardim Pinheiros, e desde o início da sua operação passou a reforçar o abastecimento de água do bairro Frutal e as regiões do Bom Retiro, São Marcos, Parque Portugal, Jardim América II, Jardim Paraíso, Parque das Colinas e Ortizes, entre outras.
Construído com recursos próprios, de R$ 766 mil, o R9D começou a ser erguido em 2012, mas foi paralisado por problemas contratuais com a empresa responsável pela construção. As ferragens do esqueleto e o concreto passaram por perícia realizada por uma empresa contratada pelo DAEV, que confirmou o bom estado da estrutura, e os trabalhos foram retomados em julho de 2019.
A ETA II tem capacidade de reservação de 5,4 milhões de litros de água tratada. Com o R9D, serão sete reservatórios que armazenarão 6,4 milhões de litros. O novo reservatório integra o plano de investimentos do DAEV para garantir melhorias no sistema de abastecimento de água da cidade.
Já o reservatório de água do Jardim Morumbi, inaugurado em meados de 2019, e que tem capacidade de reservação de 900 mil litros de água tratada, está beneficiando diretamente cerca de 10 mil pessoas.
Além desses reservatórios, o DAEV irá construir os reservatórios do Jardim Imperial, Santo Antônio e Morada do Sol.