A Guarda Ambiental de Valinhos (GAM) acaba de receber uma viatura nova, totalmente equipada, e equipamentos diversos para o atendimento das ocorrências específicas da área ambiental. O novo veículo vai permitir à Guarda Ambiental ampliar a área de atuação e diminuir o tempo de resposta ao atendimento das ocorrências.
O veículo, picape Duster Oroch, com pintura de camuflagem, foi adquirido com verbas destinadas pelo Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas) e se soma a outra viatura utilizada pela GAM no combate aos crimes ambientais no município.
“Recebemos os recursos da Fundocamp para adquirir a viatura e atender a inúmeras demandas da área ambiental, sejam elas denúncias de descartes de entulhos em áreas de preservação, queimadas, tráfico de animais silvestres, entre outros, beneficiando o patrulhamento da nossa Guarda Ambiental”, destacou o secretário municipal de Segurança e Cidadania, Carlos Roberto Prestes.
Equipamentos
Além da nova picape, a Guarda Ambiental recebeu equipamentos para atendimento de ocorrências com animais, como uma nova gaiola e redes para captura dos que estiverem em condições de risco, ganchos e pinças apropriadas para captura de serpentes luvas de proteção contra materiais cortantes e facão de corte de vegetações no acesso a matas.
Segundo o coordenador da equipe, o guarda civil municipal Celso Nogueira Bastos, o novo veículo e os equipamentos são imprescindíveis para o trabalho da Guarda Ambiental.
“Podemos ampliar o leque de atendimento, principalmente nas situações envolvendo animais silvestres, pois recebemos muitos chamados, além de ocorrências como fiscalização de queimadas em áreas de proteção e preservação ambiental. Teremos condições de prestar um serviço melhor”, disse.
As chaves do veículo e os novos equipamentos foram entregues ao comandante da Guarda Civil Municipal, Sidnei Aureliano, pelo assessor especial de políticas públicas, Israel Ladismir Andreoli, que responde pela Superintendência de Ações de Cidadania e Segurança Pública.
“É a 16ª viatura recém-incorporada à frota da GCM, em prol dos nossos moradores. A Guarda Ambiental é de fundamental importância para a segurança da cidade e o reforço vai contribuir para o trabalho preventivo no meio ambiente, com relação a incêndios criminosos, pesca irregular e maus-tratos de animais, por exemplo”, destacou o comandante Aureliano.
16-06-2020.