14 JUL 2020
Creche do Nova Palmares está pronta para atender 150 famílias

O novo Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) do Jardim Nova Palmares 2 está pronto para atender 150 crianças do município. A nova creche municipal teve as obras concluídas e aguarda a retomada das aulas da Rede Municipal de Educação após a quarentena da pandemia do coronavírus para iniciar o funcionamento.

Construída em terreno de 2,8 mil metros quadrados, a creche do Jardim Nova Palmares 2 está localizada na Rua 13, número 4. O prédio possui 10 salas de atividades, cozinha, refeitório, secretaria, direção, almoxarifado, fraldário, lactário, lavanderia, copa, vestiários femininos e masculinos, depósito, pátio coberto, área de playground e jardim, além de despensa alimentícia.

A unidade tem capacidade para atender 150 crianças. A obra, no valor de pouco mais de R$ 2 milhões, foi custeada com recursos do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A construção da creche do Palmares, assim como a da creche do Jardim São Luiz, estava paralisada no início da atual administração municipal e ambas foram elencadas como prioridade pelo prefeito Orestes Previtale Júnior. As duas, juntas, vão oferecer 280 vagas a crianças de Valinhos.

O secretário de Educação, Zeno Ruedell, destacou a importância das duas novas creches para Valinhos. “O prefeito Orestes, desde o início de sua gestão, priorizou a realização dessas duas importantes obras em duas regiões que necessitam desse equipamento educacional, o São Luiz e o Palmares. Com a homologação do chamamento público, podemos entregá-las a população”, disse.

Gestão

A gestão dos novos CEMEIs no Jardim Nova Palmares 2 e no Jardim São Luiz será feita pelo Instituto Esperança – Entidade Assistencial de Amparo a Infância, definida por Chamamento Público. A entidade atua há mais de 60 anos no município e gerencia outras quatro creches

Em fevereiro, a Secretaria de Educação publicou na Imprensa Oficial o resultado dos dois Chamamentos Públicos. O Instituto Esperança foi classificado em primeiro lugar em ambos. A homologação dos Chamamentos ocorreu em maio.

Após todo o trâmite legal os processos foram finalizados para a gestão das creches do Jardim Nova Palmares e São Luís. Das dez creches municipais, oito estão sob a gestão da Educação e essas duas ficarão sob a responsabilidade do Instituto Esperança”, explicou o secretário de Educação.

No novo modelo de contrato, a gestão das duas unidades que inclui a parte administrativa, de pessoal e pedagógica será de responsabilidade da instituição. Caberá à Prefeitura entregar as creches a estrutura necessária para o funcionamento.

Os convênios com o Instituto Esperança custarão aos cofres públicos R$ 196 mil por mês ou R$ 700 por criança atendida. “A entidade com grande experiência na área já presta serviços à Secretaria de através de convênios com quatro unidades”, disse Zeno.

De acordo com o secretário, a assinatura do contrato ocorrerá quando as aulas forem retomadas, o que é previsto para setembro. “Estamos trabalhando num planejamento para a retomada das aulas, quando então poderemos colocar as novas creches funcionamento”, explicou.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Educação, a Rede Municipal de Ensino conta atualmente com oito creches municipais (CEMEIs), dez creches contratadas e quatro conveniadas, que juntas atendem mais de 2,3 mil crianças de quatro meses a três anos e onze meses.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024