Vagas são divulgadas no Boletim Oficial, no Facebook/PATValinhos e na Rádio Valinhos
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Valinhos fez cerca de 80 recolocações no mercado de trabalho entre janeiro e março. Para reduzir os gastos do trabalhador que busca uma vaga, o posto faz a divulgação das vagas pelo Boletim Oficial, pela Rádio Valinhos (FM 105,7) e também pelo Facebook, evitando seu deslocamento. O PAT é responsável ainda pela emissão de Carteira Profissional, seguro-desemprego, Banco do Povo e pelo projeto Time do Emprego.
Para a reinserção de trabalho, o trabalhador deve apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com nº de PIS ativo, RG, CPF e comprovante de endereço. O posto ainda verifica, em média, a existência de 300 vagas mensais, conseguindo efetivar 40 delas a disposição do trabalhador.
“Todo processo de captação de vagas é realizado diretamente com os empregadores, que preenchem um formulário com o perfil do candidato solicitado”, explica Nadya Christina Senzi, responsável pelo administrativo no PAT Valinhos.
Segundo ela, a divulgação das vagas de trabalho obedece à padronização de informações para atender as normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT, Artigo 1º da Convenção 111) e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Artigo 373-A). “Para evitar qualquer tipo de discriminação, restrição ou violação da liberdade de trabalho, as vagas não trazem qualquer menção com a referência ao sexo, à idade, à etnia ou situação familiar”, acrescentou.
Serviços – O PAT realiza cerca de 420 habilitações de seguro-desemprego mensalmente. Os documentos necessários para requerer o benefício são a CTPS, nº de PIS ativo, Requerimento do Seguro Desemprego, RG, Comprovante de residência e Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade (salvo de estudantes rurais, escolas que já encerraram as atividades jurídicas).
O local faz ainda, em média, 300 emissões de Carteira Profissional. “Para a 1ª via, os documentos necessários são foto 3x4 e R; já a 2º via ou continuação é preciso o Pis ativo, fornecido pela Caixa Econômica Federal, RG e foto 3x4”, pormenoriza.
Já o Banco do Povo é um programa de microcrédito, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho, em Parceria com a Prefeitura de Valinhos. “Seu objetivo é oferecer financiamentos para empreendedores formais e informais, associações e cooperativas produtivas de trabalho, para capital de giro, ou investimento fixo, promovendo assim o desenvolvimento socioeconômico e novas oportunidades de renda e trabalho”, explica Nadya.
O posto oferece o projeto Time do Emprego, também em conjunto com a Prefeitura. Visa a troca de oportunidades e experiências entre os participantes, que procuram uma reinserção trabalhista e que o ajudam a reconhecer, aprimorar e adquirir novas habilidades, informações e conhecimentos. “O projeto é de suma importância, para que o candidato preparar-se para o desafio de ajustar-se ao mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente”, avalia.
PAT – É um programa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Valinhos, com objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego, compatível com seus interesses, habilidades e qualificações, inserindo-os assim, no mercado de trabalho, através do contato com os empregadores, diretamente em entrevistas agendadas.
O posto não trabalha com currículo impresso, pois não possui um banco de dados, os trabalhadores têm que comparecer ao posto com a documentação necessária para fazer um cadastro no sistema e assim verificar-se, quais são as habilidades que os encaixam nos perfis solicitados pelos empregadores.
Mais informações deverão ser obtidas pessoalmente pelo candidato em visita ao PAT, localizado à Avenida dos Esportes, n º 303, Centro.
12-03-2017