Após 12 horas de trabalhos ininterruptos, a equipe do Departamento de Operação do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) concluiu, nesta terça-feira (21), a interligação do reservatório R9-D, que funciona junto a Estação de Tratamento de Águas (ETA) II, no Jardim Pinheiros, à adutora que abastece a região do Bom Retiro, Nova Palmares e Ponte Alta.
A intervenção obrigou a interdição de um trecho da Estrada do Jequitibá, um desvio foi criado na via marginal, e a interrupção no fornecimento de água para a região, mas que, segundo os técnicos do DAEV, não foi percebida pelos moradores, uma vez que a grande maioria dispõe de reservatórios em suas residências.
O presidente do DAEV, Ricardo Gardin, explicou as obras fazem parte do planejamento para a segurança hídrica da população. “O período de estiagem normalmente exige mais de nosso sistema de abastecimento. Este ano temos o agravante da quarentena, que tem mantido as pessoas por mais tempo dentro de casa, ocasionando aumento na demanda por água”, disse.
Segundo o diretor do Departamento de Operações, Marcelo Lino, as obras de conexão do reservatório R9-D com a adutora eram imprescindíveis para o sistema de abastecimento de água e contaram com o apoio das áreas de Manutenção de Projetos do DAEV.
“Nossa equipe trabalhou com empenho para que o serviço pudesse ser realizado dentro do tempo estabelecido e não trouxesse maiores problemas para a população”, explicou.
A obras irão garantir o abastecimento e ampliar a disponibilidade de água tratada para os bairros Morada dos Pinheiros, Residencial Nova Era I e II, Jardim Nova Palmares, Jardim das Figueiras, Jardim União, Ortizes, Maison Blanche, Jardim Elisa, Jardim São Pedro, Pedra Verde, Ponte Alta, Jardim Bom Retiro I e II, Villagio San Marino, Condomínio Residencial Chiari, Residencial Verona, Condomínio Piazza di San Marco, Condomínio Residencial Tabatá, Condomínio Residencial Villagio di Fiori, Condomínio Residencial Ilhas Gregas, Residencial Colina Verde, Condomínio Sapucaia e Residencial Santa Eliza.