A Prefeitura de Valinhos entregou nesta sexta-feira (24) a piscina pública semiolímpica da Praça Amélio Borin, no Jardim Paraíso. Com a conclusão das obras e o enchimento da piscina com água fornecida pelo DAEV (Departamento de Água e Esgotos), foram iniciados os testes de vazamento, operação de bombas, filtros e sistema de aquecimento de água.
A piscina estará disponível para os moradores assim que as atividades da Secretaria de Esportes e Lazer forem retomadas, após a quarentena provocada pela pandemia do coronavírus.
A piscina semiolímpica atenderá por mês, através da Secretaria de Esportes, pelo menos mil pessoas da cidade. Segundo a Secretaria de Esportes e Lazer, o novo equipamento municipal vai ampliar as vagas para aulas de natação e hidroginástica e reduzir significativamente a demanda por essas atividades físicas na Piscina Municipal do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, que possuía fila de espera com cerca de 400 pessoas.
“A nova piscina, além de zerar a lista de espera, ainda vai atender outros 600 moradores de Valinhos que queiram praticar as atividades”, explicou o secretário de Esportes e Lazer, Paulo Sabioni (Periquito).
De acordo com o secretário, a piscina poderá funcionar também no período noturno e no inverno, porque possui cobertura, aquecimento e equipamentos de iluminação, além de vestiários masculino e feminino, que garantem maior conforto aos usuários.
A piscina semiolímpica tem 25 metros de comprimento e 12,5 metros de largura. “A nova piscina trará benefícios à população de Valinhos tanto no âmbito esportivo quanto no âmbito da qualidade de vida, através da atividade física”, afirmou Paulo Sabioni.
Obras
A construção da piscina integra pacote de ao menos 20 obras realizadas em diversos pontos do Município, sobretudo nas áreas da Saúde, Educação e Saneamento, para melhorar a qualidade nos serviços prestados à população.
A piscina do Jardim Paraíso começou a ser construída em 2015 com previsão de ser entregue em março do ano seguinte. Mas a construtora abandonou o projeto pela metade. Segundo o secretário de Obras, Gerson Luis Segato, a Prefeitura rescindiu o contrato com a empresa e fez uma nova licitação para concluir os trabalhos.
Assista ao vídeo pelo link: https://youtu.be/nAJtq0TEfS4