30 JUL 2020
Região do Capuava vai ganhar nova creche municipal

A Prefeitura de Valinhos dará início às obras de reforma e adaptação do prédio onde funcionou a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Emely Tófolo Machado, no bairro Capuava, que será transformada em um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), creche municipal.

A previsão é de que a nova creche seja entregue este ano, a terceira na cidade. A Prefeitura entregou recentemente duas novas creches, no Jardim São Luiz e Jardim Nova Palmares. A CEMEI será também a 11ª creche municipal.

A EMEI funcionou até o final de 2019. Com a inauguração, no início deste ano, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Dirce Antônio, a EMEB Alvorada, no Parque dos Cocais, os alunos da EMEI Emely Tófolo Machado foram transferidos para a nova EMEB, a maior escola municipal de Valinhos.

Em setembro do ano passado, durante as reuniões do projeto Diálogos Valinhos, o prefeito Orestes Previtale Júnior anunciou que o espaço onde funcionava a EMEI seria transformado numa creche municipal para ampliar o número de vagas ofertadas, uma vez que a demanda iria aumentar na região.

No ano passado, foram entregues as 900 unidades habitacionais do Residencial Vivenda dos Pássaros, no bairro Frutal, o que contribuiu para aumentar a população local e a demanda por serviços públicos.

O prédio da nova creche, localizado na esquina da Rodovia Flávio de Carvalho com Rua Luiz Moscatini, tem quatro salas de aula, cozinha, banheiros, pátio, área administrativa e play ground.

Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o local passou recentemente passou por ampla reforma e foi modernizado, o que facilitará as adaptações necessárias para transformá-lo num espaço que atenda às normas técnicas e sanitárias exigidas para as creches.

O futuro CEMEI Emely Tófolo Machado, segundo o Secretário de Educação, professor Zeno Ruedell deverá atender crianças de 2 para 3 anos (maternal 1) e 3 para 4 anos (maternal 2). “A principal mudança para que a unidade possa receber as crianças na faixa etária de creche é a adaptação dos banheiros”, explicou. Será o segundo CEMEi no bairro Capuava, que já tem em funcionamento o CEMEI Valdomiro Rossi, na Rua Albertina de Castro Prado.

MAIS INFRAESTRUTURA

A região do bairro Capuava recebeu importantes investimentos ao longo dos últimos anos. Além dos dois CEMEIs, o bairro também foi contemplado por uma das maiores e modernas unidades educacionais do SESI.

Em 2017, recebeu a aguardada ponte sobre o Ribeirão Pinheiros. Em 2018, em função da movimentação de pais, alunos e professores do SESI, a Rodovia Flavio de Carvalho teve seu sistema viário remodelado, ganhando inclusive uma nova rotatória.

Também em 2018, a Administração Municipal entregou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Frutal.

Em 2019, a concessionária Rota das Bandeiras deu início à duplicação dos 4,2 quilômetros da Rodovia dos Agricultores, que faz a ligação de Valinhos com a Rodovia Dom Pedro I.

Em 2019, uma nova ponte foi construída sobre o córrego Samambaia, que liga a toda região da Capuava com a região do Jardim São Marcos, que também ganhou o Parque dos Girassóis.

No começo deste ano, a antiga UBS do bairro foi reformada e transformada no Centro de Especialidade Valinhos (CEV) 3. Com infraestrutura completa para atender pacientes de todas as regiões do Município, o CEV 3, que teve a atividade suspensa na quarentena, conta com salas de atendimento com ar-condicionado, banheiros acessíveis e outras facilidades, nas especialidades de endocrinologia, dermatologia, cirurgia plástica, cirurgia pediátrica e nutrologia.

Em janeiro deste ano foi inaugurda a EMEB Professora Dirce Antônio – Alvorada, no Parque dos Cocais, a maior escola municipal, com capacidade para 1,1 mil alunos. Na última semana, foi a vez da entrega da nova piscina coberta e semiolímpica da Praça da Juventude no Jardim Paraiso.

A região da Capuava engloba Jardim Itapuã, Novo Mundo, Jardim Paraiso, Jardim Centenário, Parque das Colinas, Alvorada I e II, entre outros bairros, e é uma das que mais receberam investimentos nos últimos anos.