Valinhos registrou queda de 24% na criminalidade no primeiro semestre deste ano em comparação ao primeiro semestre de 2019. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Houve redução de roubos, furtos e agressões. Outros indicadores permaneceram praticamente estáveis, com pequenas variações.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos, coronel Carlos Roberto Prestes, afirmou que o resultado reflete o trabalho diligente da Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos e dos investimentos para que esse trabalho seja sempre aprimorado.
“Intensificamos as atividades de patrulhamento pela cidade com a nova frota de viaturas e novos equipamentos. Temos ampliado a realização de treinamento e capacitação. Também reforçamos os trabalhos da 4ª Cia PM na Operação Interior Mais Seguro, coibindo a criminalidade em áreas rurais, nas entradas e saídas do Município”, explicou o secretário.
De acordo com o balanço da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o número de inquéritos instaurados no primeiro semestre deste ano caiu 25% ante o mesmo período de 2019, de 281 para 210.
A ocorrência de furto de veículos caiu 29% e de furto teve queda de 26%, na comparação entre o primeiro semestre de 2019 e o deste ano. Os casos de roubos reduziram 20%, assim como as agressões, 22%. Os casos de roubo de veículos permaneceram praticamente estáveis, de 26 nos primeiros seis meses do ano passado para 27 no mesmo período deste ano.
Também registraram pouca variação as ocorrências de homicídio, de 1 para 2 na comparação entre os semestres dos dois anos, e as tentativas de homicídio, de 3 para 4. Os casos de estupro tiveram queda de 11 para sete casos, 36% de redução.
Cidade Segura
Levantamentos recentes apontam Valinhos como uma das cidades mais seguras do Brasil. Valinhos é a terceira cidade menos violenta do Brasil segundo o Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), atrás de Jaú e Indaiatuba. A análise levou em consideração 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, entre 2016 e 2017.
Dados do Instituto Sou da Paz apontam Valinhos como a 4ª cidade mais segura da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e a 12ª do Estado de São Paulo entre os municípios acima de 50 mil habitantes. O ranking foi estabelecido através do Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), desenvolvido pelo Instituto Sou da Paz, com base em números da criminalidade de 2018.
Investimentos na Guarda
A Guarda Civil Municipal de Valinhos tem recebido uma série de importantes investimentos nos últimos anos para qualificar cada vez mais o trabalho dos agentes e o atendimento aos moradores.
A Prefeitura entregou na sexta feira (31) o novo Centro de Treinamento da Guarda Civil Municipal (GCM), que será utilizado para ampliar a qualificação e aprimorar o trabalho dos agentes da corporação.
O novo espaço abrigará exercícios de abordagens policiais, manutenção da ordem pública, atendimento de urgência e emergência, negociações de crises e emprego do armamento como perito responsável.
O local abriga ainda uma área de preservação permanente que ser usada para reintegração de animais silvestres apreendidos e para outras atividades ambientais, envolvendo inclusive alunos de escolas do município. Também poderá ser utilizado por outras forças de segurança que necessitem realizar treinamentos.
Novas viaturas
No mês passado, a Guarda Ambiental de Valinhos (GAM) recebeu uma viatura nova, totalmente equipada, e equipamentos diversos para o atendimento das ocorrências específicas da área ambiental. O novo veículo permite à Guarda Ambiental ampliar a área de atuação e diminuir o tempo de resposta ao atendimento das ocorrências.
Em abril, a Guarda Civil Municipal de Valinhos recebeu dez novas viaturas para realizar a segurança nas ruas da cidade. Os veículos alugados se somaram a outras seis viaturas adquiridas pela corporação, totalizando 16 novas viaturas, desde outubro do ano passado.
Novo canil e sede
Em maio do ano passado, a Prefeitura de Valinhos inaugurou as novas instalações do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), ao lado da também nova sede da corporação, na Rua João Bissoto Filho, 600. A entrega fez parte das comemorações do mês de aniversário de 123 anos da cidade, celebrado em 28 de maio.
O local foi construído especialmente para abrigar, com muito mais conforto, os cães que integram a GCM, com uma estrutura completa para todos os cuidados necessários em relação aos animais.
O Canil da GCM de Valinhos é resultado de um trabalho de grande dedicação de Guardas Civis Municipais, que construíram uma bonita história junto com os animais que fazem e fizeram parte da corporação. O Canil da GCM de Valinhos promove treinamento de outros canis de Guarda Civis Municipais e já recebeu vários prêmios em campeonatos.
Ocorrências 1º SEM. 2020 1º SEM. 2019
Nº DE FLAGRANTES LAVRADOS – 40 70
Nº DE PESSOAS PRESAS EM FLAGRANTE – 48 89
Nº DE PESSOAS PRESAS POR MANDADO – 37 42
Nº DE PRISÕES EFETUADAS – 77 107
Nº DE VEÍCULOS RECUPERADO – 18 28
TOTAL DE INQUÉRITOS POLICIAIS INSTAURADOS – 210 281
HOMICÍDIO DOLOSO – 2 1
HOMICÍDIO CULPOSO POR ACIDENTE DE TRÂNSITO – 5 1
TENTATIVA DE HOMICÍDIO – 4 3
LESÃO CORPORAL DOLOSA – 162 209
LESÃO CORPORAL CULPOSA POR ACIDENTE DE TRÂNSITO – 130 182
LESÃO CORPORAL CULPOSA – OUTRAS – 1 0
ESTUPRO – 7 11
TOTAL DE ROUBO - OUTROS – 73 91
ROUBO – OUTROS – 62 78
ROUBO DE VEÍCULO – 27 26
ROUBO DE CARGA – 11 13
FURTO – OUTROS – 312 421
FURTO DE VEÍCULO – 98 138