A Prefeitura de Valinhos divulga nesta quinta-feira (3) o décimo quarto vídeo da série especial Conectando Biodiversidade, em parceria com a Associação Mata Ciliar, mostrando detalhes e características de importantes animais silvestres da nossa fauna, como a jaguatirica, o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a arara.
A quarta série é sobre a onça-parda. Este segundo vídeo traz detalhes sobre os cuidados recebidos pela espécie na ONG, principalmente em relação a alimentação, que é sempre planejada visando o bem-estar desses animais.
Por conta do prolongamento da pandemia, a Associação optou por dar continuidade a série, trazendo novos vídeos com as características de outros animais também muito importantes para a fauna brasileira, dentre eles: onça-parda, gambá, capivara, bugio e serpente. Devido a questões técnicas, a ordem de alguns vídeos precisou ser alterada e, por isso, a série de 4 episódios sobre a arara será divulgada posteriormente.
O objetivo da série é despertar o interesse das pessoas, especialmente crianças, em relação à preservação e educação ambiental. Cada animal terá uma série de três ou quatro vídeos, postados ao longo da semana.
- A primeira série é sobre a jaguatirica: 4 episódios.
- A segunda série é sobre o lobo-guará: 4 episódios.
- A terceira série é sobre o tamanduá-bandeira: 4 episódios.
- A quarta série é sobre a onça-parda: 4 episódios.
- A quinta série é sobre o gambá: 3 episódios.
- A sexta série é sobre a capivara: 3 episódios.
- A sétima série é sobre o bugio: 4 episódios.
- A oitava série é sobre a serpente: 3 episódios.
A série
Os animais da série de vídeos são encontrados nas florestas da região e foram escolhidos por serem bastante conhecidos e por precisarem de proteção. A mão humana tem dificultado a vida deles, seja por conta da caça ilegal ou das constantes agressões ao meio ambiente e à fauna/flora de forma geral. Todo esse cenário desestabiliza o ecossistema onde eles estão adaptados.
As imagens e histórias dos vídeos são todas de animais atendidos pela Mata Ciliar, que também é produtora dos vídeos. Todos os "atores" são colaboradores da ONG que atuam diretamente na proteção e nos cuidados aos animais. O material retrata a ecologia, habitat, ameaças e os cuidados que eles recebem dos profissionais até poderem voltar à natureza.
A coleção é disponível para visualização no YouTube e no site da Prefeitura de Valinhos de acordo com o andamento das postagens.
Para assistir ao vídeo desta semana acesse o link: https://youtu.be/auIljrYNQwg
A onça-parda
A onça-parda, também conhecida como suçuarana, puma ou leão-das-montanhas, pertence ao grupo Felídeos e é o segundo maior felino nativo das Américas. O mamífero é um animal carnívoro, territorialista e de hábitos solitários.
Habita boa parte da América, podendo ser encontrado no Canadá, na América Central, no Brasil e até no sul do Chile e da Argentina.
O animal tem como principais características o corpo alongado, pescoço e cauda longa, cabeça pequena e orelhas curtas, pequenas e arredondadas. Seu comprimento, em média, é de 1,55 metro sem a cauda, pesando em torno de 70 a 85 kg. A pelagem da onça-parda varia, geralmente, entre as cores bege-rosado, cinza, marrom ou ferrugem, conforme a região em que vive.
A onça-parda tem hábitos noturnos e diurnos, com preferência para caçar no crepúsculo. Além disso, possuí grande variedade alimentícia, consumindo ovelhas, cervos, gado, roedores e até insetos.
Esse felino é um dos poucos que não rugem, emitindo, na verdade, sons que se assemelham aos dos gatos domésticos. Também podem se comunicar por meio de um silvo estridente.
A espécie encontra-se em grande risco de extinção, devido a fatores como o desmatamento, que destrói e diminui seu território, e também a caça humana.
Mata Ciliar
A Associação Mata Ciliar é uma ONG criada em 1987 com objetivo de difundir os conceitos de conservação dos cursos de água no interior do estado de São Paulo. Para recuperação das áreas degradas e das matas ciliares, a ONG criou um programa de produção e plantio de mudas nativas. Essas ações sempre foram realizadas com as comunidades rurais, que consideramos os verdadeiros “produtores de água”.
Parceira da Prefeitura de Valinhos, a Mata Ciliar recebe animais silvestres resgatados pela Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para posterior reabilitação e soltura no local de origem. Também realiza treinamento de resgate, contenção e manejo de fauna, como feito recentemente com agentes da Guarda Civil Municipal de Valinhos.
A Mata Ciliar mantém ainda o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e o Centro para Conservação dos Felinos Neotropicais (Centro de Felinos). "Em todos esses programas, sempre incorporamos a Educação Ambiental como a principal ferramenta de mudança para um futuro socioambiental sustentável", diz o site da entidade.
O projeto de educação ambiental com os vídeos surgiu da necessidade de continuar as ações de sensibilização mesmo em tempos de isolamento. A educação ambiental é a melhor forma de evitar que animais continuem sendo acidentados no município.
Dessa forma a Associação Mata Ciliar está desenvolvendo uma série de vídeos apresentando as diversas espécies de fauna que ocorrem na nossa região.
A publicações dos vídeos da série especial Conectando Biodiversidade havia sido temporariamente interrompida por determinação da Justiça Eleitoral, em respeito à Lei Eleitoral n° 9504/97. Com o fim do período eleitoral, o conteúdo volta a ser divulgado normalmente.
Com informações da Associação Mata Ciliar: http://mataciliar.org.br/
Com informações da InfoEscola: https://www.infoescola.com/mamiferos/puma/
Assista aos demais vídeos da série pelos links abaixo:
1º https://youtu.be/JyQe3T2M5Ng
2º https://youtu.be/b8S2n-CgDZI
3º https://youtu.be/HRXJwRDEEIE
5° https://youtu.be/gWGRoruf6lI
6º https://youtu.be/P3q9_uZNg-U
7° https://youtu.be/tN5W3jwW4Bs
8° https://www.youtube.com/watch?v=G3RiLEfys-0&feature=youtu.be
9° https://www.youtube.com/watch?v=PISfpGwBbAc&feature=youtu.be
10° https://youtu.be/XC596_A-Oog
11° https://youtu.be/GO_gzrY25PI
12° https://youtu.be/3MvlEo84WkU