A Prefeitura de Valinhos, juntamente com a empresa Corpus Saneamento e Obras, testou a nova capinadeira elétrica, na Praça Washington Luís, nesta quinta-feira (21). Considerada uma solução ambientalmente correta, o novo equipamento permite controlar o crescimento de mato, por meio de descarga elétrica, estendendo o prazo para manutenção em até quatro meses, independente de estação climática.
“O maquinário permite conservar o visual da cidade sem afetar o meio ambiente”, resume a prefeita Capitã Lucimara Godoy, que esteve presente no teste, previsto para durar 15 dias.
Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Gustavo Yansen, o equipamento apresenta muitas vantagens para a cidade. Entre elas a duração do serviço, que chega até a quatro meses, a rapidez em sua execução, a redução no grupo de funcionários para a capinação e sem uso de herbicida, em acordo à legislação municipal. “Permite maior controle no crescimento do mato, aumentado a periodicidade entre os serviços”, explicou.
Com a liberação da descarga, é possível observar imediatamente alterações na coloração do mato. Após 24 horas, as ervas daninhas morrem. A capinadeira elétrica será utilizada em praças públicas, sarjetas da cidade e no calçamento de prédios públicos (já as calçadas residências continuam sob a responsabilidade do morador). Durante a testagem, a capinadeira elétrica será utilizada em outras áreas da cidade, seguindo cronograma de capinagem da Secretaria.
Funcionamento
Equipamentos semelhantes estão em funcionamento nas cidades de Indaiatuba e Salto. O maquinário é acoplado a um trator de pequeno porte. Na parte traseira tem um gerador de energia, que impulsiona a ação das duas lâminas da frente do veículo. Ao tocar o chão, as lâminas descarregam um choque que chega à raiz do mato.
“O serviço é feito em menos de um dia, com a presença somente do tratorista e dois garis, responsáveis pela segurança dos usuários das praças”, especifica o engenheiro responsável da Corpus, Wilson Fernando Carioca. Normalmente, a capinação nas praças é feita por uma equipe com até 10 funcionários. Nos locais de uso ainda serão colocados cones para evitar a circulação de usuários.