A combinação de uma malha viária antiga e chuvas constantes neste período do ano tem resultado no aumento do número de buracos no pavimento, principalmente nas vias de maior movimento e tráfego pesado em Valinhos. Por isso, a Prefeitura, por meio das equipes de manutenção da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, intensificou a manutenção de ruas e avenidas desde os primeiros dias de 2021 num trabalho incessante dentro da programação da Operação ‘Tapa Buracos’, como é popularmente conhecido este serviço.
A prefeita Capitã Lucimara Godoy explicou que desde os primeiros dias de janeiro a equipe de governo está de olhos atentos para este problema recorrente no município e o trabalho de manutenção tem sido constante para atender os pontos mais urgentes. “Temos consciência que é necessário um trabalho de pavimentação, de recapeamento maior, que vai além desta manutenção emergencial que a Secretaria de Obras pode fazer neste primeiro momento. Para isso vamos buscar meios de trazer verbas estaduais e federais, por convênios, e desta forma melhorar a qualidade do pavimento da cidade”, explicou.
De acordo com o secretário que cuida da área, Gustavo Yansen, o serviço de manutenção já chegou num primeiro momento em alguns pontos considerados mais necessários, como em trechos da Avenida Orozimbo Maia, onde houve reforço do pavimento, que estavam afundando devido a passagem frequente de veículos mais pesados.
Esta semana foi a vez de ruas do bairro Macuco, região de produção agrícola e também industrial, receber a equipe que realiza a Operação. Entre as vias que tiveram buracos fechados estão a Rua Clark, Laerte de Paiva e Antônio Felamingo, as mais movimentadas que também recebem um fluxo intenso de caminhões. Outra via atendida foi a Rua Francisco Glicério, num trecho próximo ao Shopping, onde foi necessário o reparo após o conserto de uma interligação de galeria de águas pluviais.
“Trabalhamos com equipes própria da Secretaria e terceirizada para fazer a manutenção. Diariamente temos um caminhão com massa asfáltica que carrega cerca de 10 toneladas para ser usada no fechamento dos buracos”, explicou o secretário. Ele também disse que a Secretaria está fazendo todo o possível para atender semanalmente o maior número possível de locais a partir de solicitações feitas pelo sistema 156 da Prefeitura.