A Secretaria da Saúde de Valinhos irá vacinar nesta quarta(3) e quinta-feira(4) mais 400 profissionais que atuam na área da saúde no município que se cadastraram previamente por meio de um link de agendamentos disponibilizado no site oficial da Prefeitura no dia 1º. Eles se somam a outros 2.062 trabalhadores da área que fazem parte do grupo prioritário na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 já imunizados com a primeira dose desde o dia 21 de janeiro quando o município iniciou a aplicação das vacinas.
Serão 200 profissionais atendidos em cada um dos dois dias disponibilizados. “Aqui em nossa cidade estamos seguindo à risca as recomendações do Ministério da Saúde, em consonância com as diretrizes do Governo Estadual, para que progressivamente a população seja imunizada conforme os grupos prioritários. A Secretaria da Saúde está providenciando os agendamentos prévios com os profissionais que atuam na área da saúde para que recebam com toda a garantia as doses e tudo saia dentro do programado, com muita organização e cuidado, evitando desta forma que pessoas que não sejam do grupo prioritário tentem furar a fila”, disse a prefeita Capitã Lucimara Godoy.
Como será
A vacinação será na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Santana, na Avenida Brasil nº144, entre 17h e 18h30. Nos dias e horários agendados para a vacinação, será obrigatória a apresentação de documento que comprove a categoria profissional e comprovante de residência em Valinhos ou com o local de atuação no Município de Valinhos. “Solicitamos às pessoas que procurem se apresentar apenas nos horários que fizeram o agendamento para evitar aglomerações”, pediu o enfermeiro Rafael Aparecido Dias Lima, que integra a equipe de coordenação da campanha.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, nessa segunda etapa de agendamentos foram ampliados os segmentos de profissionais da área da saúde, dentro das recomendações do Programa Nacional de Imunização.
Entram neste novo grupo a ser vacinado em Valinhos os mesmos que puderam ser imunizados na Campanha Nacional de 2020 contra a Influenza, especificados como trabalhadores dos serviços de saúde, ou seja, todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.
São eles: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, bem como os recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.
Inclui-se ainda neste novo grupo aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como cuidadores de idosos, doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.
Na vacinação de sábado (30), do total de 600 profissionais da saúde agendados, 71 faltaram e 80 agendamentos foram cancelados pela secretaria de Saúde por falta de documentos comprobatórios referente aos profissionais de saúde agendados. Estas 151 doses não aplicadas no dia 30 foram somadas às demais doses do último lote recebido e agora disponibilizadas.
Organização
A organização realizada pela equipe da Saúde da Prefeitura de Valinhos no sábado foi elogiada pelos profissionais vacinados. Não teve registros de filas. Somente no início da vacinação, por volta das 8h30, houve um princípio de fila, por conta de profissionais que chegaram antes do horário previamente agendado. Porém, em 15 minutos, a situação foi normalizada.
O agendamento faz parte do cadastro próprio criado pela Secretaria da Saúde para aplicação das doses aos profissionais que atuam na área da saúde no município. Os dados do cadastramento servirão para abastecer o sistema Vacivida desenvolvido pela Prodesp (Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo) e fornece informações sobre dosagens aplicadas e a cobertura vacinal atualizada dos 645 municípios paulistas. O total de profissionais de Saúde em Valinhos, estimado com os dados de 2020, é de 2.884.
Balanço da vacinação em Valinhos
Do total de 4.180 doses recebidas até o momento, Valinhos já vacinou 2.277 pessoas, sendo profissionais da linha de frente do combate ao Covid-19, idosos e funcionários em instituições de longa permanência, assim como profissionais de saúde de mais estabelecimentos, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, técnicos de laboratórios de análises clínicas e motoristas de ambulância).