Os idosos que foram ao Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, em Valinhos, no final da tarde desta segunda-feira (8) para serem vacinados contra a Covid-19, descreveram uma sensação de alívio e alegria ao tomarem a primeira dose do imunizante, tão aguardada por todos os brasileiros. Com idade igual ou maior de 90 anos, hoje eles seguiram, acompanhados de familiares, ao Parque da Festa do Figo, como é mais conhecido o espaço, para a vacinação oferecida nos sistemas de estande de aplicação e de drive-thru onde nem precisam sair do carro para melhor mobilidade, em filas específicas.
A vacinação tem duração de 3 horas, das 16 às 19h. Já nesta terça-feira (9) a imunização será no período da manhã, das 8h30 às 11 horas no mesmo local e sistemas. “Os idosos fazem parte do principal grupo de risco e merecem prioridade e atenção no processo, atendendo às diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, num momento também muito esperado por todos os seus familiares”, disse a prefeita Capitã Lucimara, que destacou ainda a necessidade da chegada de novas grades de imunizantes a Valinhos para o atendimento das demais faixas etárias dos idosos e da população como um todo.
“Eu estava ansioso para receber a vacina. Estou há quase um ano sem sair de casa. Nossa, é um grande alívio e quando eu receber a segunda dose vou ficar ainda mais feliz, mas tem que continuar fazendo isolamento. Eu também gostei da organização de tudo aqui hoje e todos têm que respeitar, pois chega a vez de cada um. Vocês estão de parabéns”, disse o aposentado Luiz Avona, de 90 anos.
“Estou muito emocionada, minha mãe tem 97 anos e conseguir a vacina assim foi uma benção. A gente esperava por isso. Estou muito feliz por ela. Ficamos mais tranquilos”, disse Aurea Miorali que levou a mãe Olga Miorali e também elogiou a realização do drive-thru. “Organização perfeita, lugar ótimo, vacinação rápida. Começou às 16 horas em ponto e às 16h10 minha mãe já está vacinada”, disse. “Estava muito ansiosa pra receber esta vacina, pois não podia mais receber meus filhos, meus netos em casa e ainda não conheço meu bisneto de 4 meses. Agradeço muito”, falou a idosa.
Numa primeira etapa, no dia 23 de janeiro, Valinhos já tinha saído na frente na região ao vacinar 215 idosos, que vivem nas 10 instituições de longa permanência no município, conhecidas como casas de repouso, cujo grupo também foi dado como prioritário pelo Ministério da Saúde.
Doses recebidas
Para a imunização desta faixa de idade, a Vigilância Epidemiológica recebeu uma grade com 400 doses de imunizantes para um público estimado em 191 idosos com base em dados de 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).
Para agilizar o processo de vacinação no momento da aplicação das doses, a Secretaria da Saúde disponibiliza um link para um cadastramento dos idosos com mais de 90 anos. Até o início da tarde desta segunda-feira, 200 agendamentos foram realizados. Para acessar o link, basta clicar no endereço eletrônico https://forms.gle/hsDibszizpdCr96h6 ou no banner que estará disponível na página principal do site da Prefeitura:www.valinhos.sp.gov.br.
Aqueles que não tiverem condições de fazer o agendamento não precisam se preocupar. Equipes da Vigilância Epidemiológica estarão a postos no local da vacinação. O agendamento do horário não será obrigatório. No caso dos idosos, ele serve para agilizar o processo do cadastramento necessário no momento da vacinação e também para abastecer o sistema Vacivida desenvolvido pela Prodesp (Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo). O sistema fornece informações sobre dosagens aplicadas e a cobertura vacinal atualizada diariamente nos 645 municípios paulistas.
O Vacivida pode ser consultado pelo site: http://vacinaja.sp.gov.br que também traz detalhes sobre a vacinação no Estado de São Paulo. Pelo mesmo site do ‘Vacina Já’ pode-se inclusive fazer antecipadamente o cadastramento agilizando ainda mais o momento da vacinação.
Pede-se para que os idosos levem comprovante de endereço no município de Valinhos e um documento de identidade, além de todos utilizarem máscara facial dentro do protocolo de prevenção ao coronavírus.
Alerta
A Secretaria da Saúde de Valinhos alerta e pede à população que tome cuidado com links repassados via SMS ou grupos de mensagens. Há casos relatados à Saúde de links que pedem até dados bancários, configurando-se em golpe. Os agendamentos de vacinação contra a Covid-19, de acordo com as fases já divulgadas pelo Ministério da Saúde, e disponibilizados pela Vigilância Epidemiológica do município, devem ser acessados apenas pelo site da Prefeitura de Valinhos, em www.valinhos.sp.gov.br.
Local e horários
Dia 8/2 - das 16 às 19 horas.
Dia 9/2 - das 8h30 às 11h30.
Local: Parque Municipal de Feiras e Exposições ‘Monsenhor Bruno Nardini’ (Parque da Festa do Figo) localizado na Rua Dom João VI, nº 82, no Jardim Planalto, em dois sistemas:
Drive-thru: o motorista que levará o idoso terá acesso pelo portão localizado ao lado da Guarda Civil Municipal até o Pavilhão Industrial nas proximidades da administração do Parque. Depois da aplicação da dose, que será feita no idoso sem que este precise sair do veículo, o motorista seguirá em direção à saída do Parque pelo portão da Avenida dos Esportes;
Convencional: aos idosos que não forem de carro ao local da vacinação, o acesso a pedestres e cadeirantes será pelo portão principal do Parque. Os profissionais da Vigilância Epidemiológica também farão, neste caso, a aplicação das doses em estande, num espaço reservado dentro do Pavilhão Industrial.