A plataforma Educa Digital, utilizada pela Rede Municipal de Ensino, está 100% em funcionamento, garantindo qualidade nas aulas online dos alunos, com registro da presença deles. Nesta primeira semana de aula remota, a Secretaria da Educação constatou o aumento gradual da adesão dos alunos à plataforma ou a busca do material impresso, distribuído pelas escolas aos estudantes que tem dificuldade tecnológica.
“A plataforma está em pleno funcionamento”, garantiu a secretária da Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim. No primeiro dia de aula, a plataforma registrou um grande volume de acesso, o que gerou lentidão no sistema no período da manhã. O problema foi sana do no mesmo dia. Segundo ela, vem acompanhando informalmente a adesão dos alunos, tanto à plataforma quanto ao material impresso, que serve para acompanhamento e aprendizagem da disciplina e para registro da presença em sua entrega.
Pais e alunos
Se por um lado a direção, coordenação e professores se esforçam para manter a qualidade do ensino, muitos pais reconhecem este esforço. “Eu observo o empenho dos professores. Eles preparam as atividades, interagem com as crianças, são atenciosos, sanam as dúvidas. Eu estou satisfeito com o trabalho deles”, enalte o pai Rogério Ramos Socha. Seu filho, Tiago, de 12 anos, está no 7º ano na EMEB Luiz Antoniazzi, no bairro Santo Antônio.
Segundo ele, o filho já previa o retorno remoto, em função da divulgação quanto à dificuldade em se chegar a uma vacina e, atualmente, pelo calendário de vacinação, que segue um cronograma por profissionais da linha de frente e por faixa etária. “O retorno presencial é fundamental. A qualidade do ensino é sempre melhor”, acredita. No entanto, Rogério alerta sobre o perigo do retorno presencial. “A gente fica muito preocupado pelo risco de contágio. A preocupação não é só com os filhos, mas com o contágio dos familiares”, finaliza.