A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, decidiu protelar a data de retorno das aulas presenciais dos alunos da Rede Municipal de Ensino, mantendo as atividades somente online, no momento. A retomada gradual está prevista para começar no dia 5 de abril para todos os alunos da creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. A decisão tem como base a segurança dos profissionais da área e a tranquilidade dos pais com seus filhos, sem alteração a qualidade do projeto pedagógico.
As aulas com retomada gradual deveriam começar no dia 1º de março. “Temos acompanhado dia a dia, com a Saúde, como está a pandemia em nossa cidade e esta decisão de alterar para abril é uma ação focada essencialmente na segurança dos profissionais da Educação e para os pais em relação aos seus filhos”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.
A alteração na data de retomada não altera o sistema de volta, que ainda seguirá sendo escalonada, em caráter optativo aos pais ou responsáveis, seguindo as fases em que o município se encontrar. Na fase laranja será um grupo com até 30% dos alunos por dia alternadamente; fase amarela com até 50% dos alunos por dia alternadamente; fases verde e azul com 100% dos alunos. A fase vermelha terá somente ensino remoto.
A secretária da Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, reforçou ainda a manutenção da qualidade do ensino na cidade. “A alteração para abril é uma decisão com base na Saúde sem descuidar do acompanhamento pedagógico dos alunos, que tem sido feito pelos professores desde o início das aulas em fevereiro, no sistema online”, completou.
Aulas
As aulas continuarão sendo online, pela plataforma Educa Digital, em que se é possível registrar a presença do aluno, e, para os estudantes que tem dificuldade no acesso tecnológico, poderão retirar semanalmente nas escolas as atividades impressas.