Valinhos já aplicou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em seus idosos com mais de 90 anos. A imunização foi na manhã de sábado (6) em sistema Drive-Thru no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo), para evitar aglomeração. Ao todo foram imunizados 344 idosos desta faixa etária que também fizeram o agendamento obrigatório para receber a segunda dose. Já no período da tarde do sábado foi dado início à primeira fase da vacinação para idosos de 77 a 79 anos, com a aplicação de 647 doses.
A organização e a agilidade da equipe de vacinação foram novamente elogiadas pelos familiares dos idosos que demonstram de várias maneiras a gratidão pela vacinação e o carinho com os profissionais da saúde que atuam na Campanha. Foi o caso de Sarita Moreno, que acompanhando a avó Ana Tassi Salim, de 94 anos para receber a segunda dose no sábado, entregou uma carta com palavras de agradecimento aos profissionais da saúde. “Prezado profissional da saúde. Por meio desta carta, gostaria de te agradecer por seu trabalho tão importante. Muito obrigada por sua coragem, dedicação e esforço em benefícios de muitos”, escreveu.
Além desses 344 idosos com mais de 90 vacinados no dia 6, outros 210 idosos que vivem em casas de repouso do município também já tinham recebido anteriormente a segunda dose, vacinados por equipes volantes da Vigilância Epidemiológica.
A Vigilância Epidemiológica informa que a vacinação no município tem sido realizada de maneira organizada e com agilidade, tanto que Valinhos se manteve na segunda posição do ranking da RMC (Região Metropolitana de Campinas), apenas atrás da Metrópole Campinas, com o segundo maior índice de aplicação.
Hoje o órgão divulgou um novo balanço e especificamente nos idosos foram aplicadas 3.276 doses (1ª dose), incluindo aqueles com idade acima de 90 anos, de 85 a 89 anos, e nos que vivem nas 10 instituições de longa permanência (casas de repouso). Já a segunda dose foi aplicada em 344 idosos com mais de 90 anos e em 210 idosos de casas de repouso.