Evento reúne muitos artistas em variada apresentações
A Secretaria da Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Valinhos (CMPC), promove gratuitamente o Festival de Artes Aldir Blanc, em Valinhos. Transmitido virtualmente, no canal do Youtube do CMPC, o evento acontece entre os dias 22 e 28 deste mês. O público poderá assistir apresentações gratuitas de teatro, dança, música, circo, contação de histórias, artesanato, audiovisual, workshops e exposições virtuais de artes plásticas. Para participar das oficinas é preciso se inscrever até dia 11, pelo link https://cutt.ly/azhnMXd.
“A Prefeitura tem trabalhado intensamente nas ações de enfrentamento à Pandemia. Porém, esta ação cultural, seguindo as regras sanitárias e com transmissão online, é uma forma, também, de levar à população valinhense o talento dos nossos artistas”, explica a prefeita capitã Lucimara Godoy sobre a função do festival nesta época de pandemia.
Durante uma semana serão apresentados, gratuitamente ao público, 11 apresentações musicais, seis performances de dança, quatro apresentações de teatro, três obras audiovisuais e cinematográfica, duas obras de artes visuais, duas obras fotográficas, duas apresentações de circo, três exposições virtuais, pintura de um painel gigante e uma contação de história. As exibições poderão ser acompanhadas pelo link https://www.youtube.com/channel/UCAy3NT4KkRVaBKgIcdU4SEw.
Haverá ainda oficinas de artesanato, artes cênicas, dança e artesanato. O interessado deve preencher o formulário para reservar sua vaga de participação. O primeiro será no dia 26, das 16 às 17 horas, para 15 pessoas. O segundo tem o ‘Corpo Coletivo’, que é um trabalho corporal, para 25 participantes, entre os dias 24 e 26, das 18h30 às 20h30. Para quem gosta de dança tem a montagem de um espetáculo, prevista para 30 pessoas, entre os dias 22 e 23, também das 18h30 às 20h30. Por último, o de animação sem necessidade de inscrição, com acesso às gravações pelo YouTube, nos dias 22, 23, 24, 25 e 26. Todos pela plataforma Zoom.
“Todos os projetos são de artistas de Valinhos, premiados pelo edital de chamamento público para artistas e profissionais da arte e da cultura”, completou o secretário da Cultura, Ricardo do Vale. Segundo ele, o chamamento foi em conformidade com o disposto na Lei Federal 14.017/2020 e no Decreto Municipal Nº 10.561/2020.
Festival
A apresentação virtual e interatividade com o público será conduzida pelo atual presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Fábio Cerqueira.
Os trabalhos apresentados foram analisados pela Comissão Avaliadora, instituída pela Secretaria de Cultura e o CMPC, por meio de documentação, currículo e áudios e vídeos apresentados pelos artistas.
O festival conta com a produção coletiva de alguns profissionais, também contemplados pela lei, que são Alex Kiton, Alfredo Ribeiro, Genivaldo Amorim, Patrícia Spadaccia, Paulo Paixão, Shita Yamashita e Zé Ramos. Estes artistas estão se reunindo virtualmente desde janeiro, para desenvolver ideias, formatos, firmar acordos, parcerias e realizar as ações para a concretização do festival.
“O empenho da Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Valinhos permitiu que os recursos da Lei Aldir Blanc de auxílio emergencial para a cultura chegassem em tempo hábil aos contemplados, viabilizando a realização do festival, importante oportunidade de trabalho e divulgação para os artistas da cidade”, defendeu o presidente do CMPC.
Já o secretário da Cultural lembrou da importância da arte e do artista em situações críticas, como a pandemia. “A pandemia proporcionou momentos de reflexão e podemos perceber o quão importante é a produção cultural e a valorização do artista. A arte, orientada por padrões éticos e estéticos, nos liga ao sagrado, auxilia na educação e proporciona a sintonia com os melhores sentimentos em nós, é um instrumento essencial para os novos tempos”, finalizou o secretário.