Agendamento obrigatório será aberto às 8 horas desta 5ª feira (18)
A Secretaria Municipal de Saúde de Valinhos informou que a cidade recebeu na tarde desta quarta-feira (17) mais um lote da vacina CoronaVac para ampliar a imunização de idosos. Desta vez será aberto um novo agendamento obrigatório para atender a faixa etária de 72 a 74 anos, com a primeira dose, além de complementar a vacinação de quem tem mais de 75 anos e não pode receber a primeira dose nas etapas anteriores. O agendamento será aberto às 8 horas desta quinta-feira (18) por link e também por telefone e a vacinação está programada para este próximo sábado (20), em sistema Drive-Thru, para evitar aglomeração como nas fases anteriores, no Parque Municipal.
Segundo a Vigilância Epidemiológica estão reservadas para a vacinação dos idosos com mais de 72 anos, neste sábado, 2.210 doses, cujo número é o mesmo disponibilizado para o agendamento. O link de acesso é o https://forms.gle/Xka23381gi8A1ZDV7 disponível na página principal do site da Prefeitura a partir das 8 horas desta quinta-feira (18). O agendamento também pode ser feito por telefone, pelos números 3829-5680 e 3829- 5676, da Vigilância Epidemiológica.
Vale destacar que o cadastro no Vacine Já, do sistema Vacivida do Governo Estadual, embora necessário para agilizar o processo de imunização, não substitui o agendamento obrigatório para a vacinação em Valinhos organizada pela Secretaria Municipal de Saúde.
A Vigilância Epidemiológica destaca também que a cada agendamento aberto a partir da chegada de novos lotes sempre abre-se, na mesma oportunidade, o link ou atendimento telefônico para os idosos das faixas etárias anteriores que por algum motivo não puderam receber anteriormente a vacina.
“Ou por estarem com problemas de saúde, por viagem, ou até mesmo por não conseguirem realizar a tempo o agendamento em razão do limite de doses disponíveis. Assim, procuramos complementar a imunização de todos aqueles que de alguma forma ficaram de fora da fase anterior com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal dos idosos no nosso município”, explica o enfermeiro Rafael Dias Limas, que integra a equipe de coordenação da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19, em Valinhos.
O enfermeiro ainda explica que a procura pela vacinação tem aumentado pelos idosos. “Percebemos que eles estão mais interessados pela imunização contra a Covid-19 por conta do ápice da pandemia e, com medo, aqueles idosos que antes não tinham se agendado agora estão criando coragem e a demanda pela vacina aumentou muito”, disse o enfermeiro Rafael.
A vacinação para este novo grupo será neste sábado (20), das 8 às 17 horas, no parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, em sistema Drive-thru, para evitar aglomeração. Já os idosos que forem ao local sem condução haverá uma equipe para a aplicação em estande montado no Pavilhão do Clube de Mães próximo ao portão principal do Parque Municipal. Todos devem levar comprovante de agendamento, de endereço e um documento de identidade obrigatoriamente.
2ª dose
Além das doses reservadas para a vacinação de mais esta faixa etária de 72 a 74 anos ou mais, Valinhos também recebeu hoje outras 360 doses exclusivas para dar início à aplicação da segunda dose em idosos acima de 80 anos que receberam especificamente a vacina CoronaVac, com agendamento e data a serem programados.
No total, já receberam a primeira dose em Valinhos 8.780 pessoas, sendo 5.165 aplicadas em idosos com mais de 75 anos (59% do total). O restante foi aplicado em profissionais da saúde, que atuam na linha de frente do atendimento a pacientes com Covid-19 nos hospitais e UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e demais áreas relacionadas. Já a segunda dose foi aplicada em 3.406 pessoas, entre profissionais da saúde e idosos.