A Secretaria Municipal de Saúde de Valinhos realiza neste sábado (20) a imunização com a primeira dose da vacina CoronaVac, contra a Covid-19, em idosos de 72 a 74 anos e também acima de 75 anos que não se vacinaram nas fases anteriores da Campanha Nacional de Vacinação. Estão programados 2.220 idosos que fizeram o agendamento obrigatório nesta quinta-feira. A aplicação será das 8 às 17 horas no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo) no sistema Drive-Thru para evitar aglomeração.
Também há um estande para aplicação da vacina próximo ao portão principal do Parque Municipal, no Pavilhão do Clube de Mães. Ao todo 1.518 idosos da faixa etária de 72 a 74 se agendaram, além de 702 idosos acima de 75 anos. No dia da vacinação é necessário apresentar um documento de identidade, comprovante de endereço no município de Valinhos e o comprovante do agendamento enviado pelo e-mail cadastrado no processo de agendamento.
A coordenação da Campanha pede que os acompanhantes dos idosos que forem levá-los para a vacinação de carro, pelo sistema Drive-Thru, evitem chegar com muito tempo de antecedência para evitar aglomeração de veículos que acabam formando fila muito antes do horário previsto para acesso ao Parque.
“Além de avançar na vacinação na faixa etária de 72 a 74 anos, Valinhos também disponibiliza nesta nova fase a primeira dose para os idosos com idade superior a 75 anos que não puderam ser vacinados antes. Ou por estarem com problemas de saúde, por viagem, ou até mesmo por não conseguirem realizar a tempo o agendamento em razão do limite de doses disponíveis. Assim, procuramos complementar a imunização de todos aqueles que de alguma forma ficaram de fora da fase anterior com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal dos idosos no nosso município”, explica o enfermeiro Rafael Dias Limas, que integra a equipe de coordenação da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19, em Valinhos.
O enfermeiro ainda explica que a procura pela vacinação tem aumentado pelos idosos. “Percebemos que eles estão mais interessados pela imunização contra a Covid-19 por conta do ápice da pandemia e, com medo, aqueles idosos que antes não tinham se agendado agora estão criando coragem e a demanda pela vacina aumentou muito”, disse o enfermeiro Rafael.
Balanço
No total, já receberam a primeira dose em Valinhos 8.798 pessoas, sendo 5.181 aplicadas em idosos com mais de 75 anos. O restante foi aplicado em profissionais da saúde, que atuam na linha de frente do atendimento a pacientes com Covid-19 nos hospitais e UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e demais áreas relacionadas. Já a segunda dose foi aplicada em 3.424 pessoas, entre profissionais da saúde e idosos.