Cidade dá mais um passo para colocar a Inovação como rota do Desenvolvimento Sustentável
A Prefeitura de Valinhos, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Tecnologia, Inovação e Comunicação, fechou parceria com a Inova, Agência de Inovação da Unicamp, para a criação de um Pólo Tecnológico em Valinhos, juntamente com a AEVAL (Associação dos Empresários de Valinhos). O objetivo é estabelecer uma nova vocação da cidade, baseada nas parcerias com outros pólos de inovação, sejam regionais ou nacionais, na atração de novas empresas da área de TI (Tecnologia da Informação), com desenvolvimento sustentável, geração de emprego altamente qualificado e renda, além de converter o resultado das inovações geradas por este ecossistema, em prol da cidade e da região, aplicando-as na melhoria da prestação dos serviços públicos à população, por exemplo.
A prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, confirma o quanto esta parceria é importante para o futuro de Valinhos. “Plantamos uma semente com adubo e regamos com muito Trabalho, Planejamento e Vontade Política em colocar Valinhos num novo patamar de Desenvolvimento. A criação da secretaria de Tecnologia, Inovação e Comunicação; os projetos que começam a ser implantados, com a instalação de fibra ótica e internet de alta velocidade; e a parceria com a Inova confirma os 3 pilares que temos atuado em Valinhos: Trabalho, Justiça e Inovação. Com o Trabalho, alinhado ao planejamento, temos caminhado em resolver demandas antigas e avançar em conquistas nova para Valinhos. Com Justiça, estabelecemos as políticas públicas como caminho para reduzir as desigualdades , elevar a cidadania e colocar os direitos dos cidadãos como premissa de trabalho; e com Inovação, saltamos para o Futuro”, afirma a prefeita.
A parceria com a Inova foi fechado neste mês de março em reunião virtual, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Zacharias Martins, e do presidente da AEVAL, Rafael Di Falco Cossiello, além dos representantes da Inova, o diretor-executivo, Newton Frateschi, e o assessor de diretoria, Rangel Arthur. Uma nova reunião está programada para breve, ainda sem data definida. Entre os assuntos, está o local onde será viabilizado o Polo, um levantamento do parque industrial da cidade e das empresas filhas da Unicamp e da Inova, a extensão da parceria com as demais cidades da Região Metropolitana de Campinas, entre outros. Inclusive, Vinhedo já confirmou sua presença nesta parceria, através de seu Instituto de Inovação (INOVI). A Inova também já definiu algumas ações para iniciar o processo, como a participação no Programa Inova Jovens, e no Desafio Unicamp.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Zacharias Martins, o objetivo da parceria é contar com a expertise da Inova, não só na criação de um Polo de tecnologia em Valinhos, mas principalmente para inserir a cidade definitivamente neste ecossistema. “Teremos uma infraestrutura para receber novas empresas de TI”, explica ele, como uma incubadora, contribuindo com a ideação do surgimento de start-ups no município. Fábio avalia que Valinhos entra numa nova rota de Inovação. “Iniciamos um novo patamar de desenvolvimento para nossa cidade. A população de Valinhos irá ganhar, e muito, com esta parceria e todos os modelos de Inovação que o governo da Capitã Lucimara tem projetado para a cidade”, complementou.
Fibra ótica e internet de alta velocidade
Nesta segunda, a Prefeitura de Valinhos, por meio da nova Secretaria de Tecnologia, Inovação e Comunicação, anunciou a fase final de licitação para o começo da implantação de fibras óticas e internet de alta velocidade banda larga com ganhos na Saúde, Educação e Gestão Pública, para todos os prédios públicos com o objetivo de agilizar a prestação dos serviços públicos à população. A licitação de compra da fibra ótica e banda larga foi finalizada na sexta-feira, dia 26. Agora, passado o prazo legal para recursos, será encaminhado para homologação da prefeita e, assim, com início da implantação desta 1ª fase do projeto. “Na prática, a interligação de todos os prédios públicos é garantir agilidade nos serviços municipais e o início do fim da burocracia que impede a cidade avançar. Já estamos trabalhando na digitalização de todos os processos da Prefeitura. Com esta nova internet, teremos 10 vezes mais velocidade do que existe hoje. Serão 115 pontos interligados, incluindo Saúde e Educação. O objetivo é facilitar a vida de cada morador valinhense, de cada empreendedor da cidade, para que a tecnologia seja um facilitador na qualidade e agilidade dos serviços públicos e instrumento para agregar qualidade à cidade e, assim, possibilitar a implantação deste novo Centro de Tecnologia para Valinhos, com vinda de novas empresas, geração de renda e emprego para a população”, complementou Márcio Xavier Filho, secretário municipal de Tecnologia, Inovação e Comunicação de Valinhos.