A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta sexta-feira (9) abrirá logo às 8 horas o agendamento exclusivo e obrigatório para a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da Educação Básica, das redes públicas e privadas, com idade a partir dos 47 anos completos. A vacinação deste grupo prioritário integra o Plano Nacional de Vacinação do Governo Federal e também o Plano Estadual. A aplicação de 850 doses destinadas a estes profissionais será já na próxima semana, nos dias 12 e 13, das 16h30 às 19 horas, na FAV (Faculdades de Valinhos), na Avenida Invernada, 595, no bairro Vera Cruz.
Estes trabalhadores já devem estar previamente cadastrados no site do Governo Estadual no endereço https://vacinaja.educacao.sp.gov.br, além de agendados pela Prefeitura, pelo link https://forms.gle/2eASkQ5sGaKXCKFT8 para preenchimento do formulário online, disponível também na página principal do site da Prefeitura de Valinhos (www.valinhos.sp.gov.br).
Segundo o Informe Técnico n° 02/2021 - CVE/CCD/SES-SP, se enquadram como profissionais da educação: Auxiliar de serviços gerais, Cuidador ou intérprete de Libras, Diretor de escola, Faxineira, Inspetor de alunos, Merendeira, Assistente de alfabetização – Monitor, Professor Coordenador Pedagógico, Professor de Educação Básica, Anos iniciais e anos finais, Professor de Educação Básica - Ensino Médio, Professor de Educação Básica - Educação Infantil, Secretário da escola, Supervisor de ensino, Vice Diretor de escola.
Somente poderão ser vacinados em Valinhos, de acordo com o Informe Técnico, os trabalhadores da Educação que atuarem em unidades escolares em Valinhos. Aqueles que residem na cidade, mas trabalham em escolas de outros municípios, deverão se agendar nestas localidades.
Comprovação
Os documentos necessários para comprovação e agendamento são os seguintes: Documento de identidade com foto, Documento que comprove o vínculo empregatício do trabalhador com o serviço de educação e a função contemplada nos critérios acima, holerite, além do comprovante do cadastro no site Vacina Já Educação enviado pelo e-mail.
A Secretaria Municipal de Saúde de Valinhos alerta que a não comprovação com os documentos necessários ocasionará no impedimento da pessoa agendada em receber a vacina no dia e horário agendado. Também que o agendamento concluído não significa que ocorrerá a aplicação da vacina caso a pessoa não se enquadre nos critérios estabelecidos.
Informa ainda que o número de vagas disponíveis para o agendamento está limitado ao número de doses de vacinas recebidas pelo município pelo Governo Federal, por meio do Governo Estadual e, tão logo o agendamento seja interrompido em razão do limite das vacinas disponíveis, o sistema será interrompido e somente reaberto conforme o município for recebendo mais doses para atender aos profissionais da Educação.
"Caso algum horário ultrapasse os agendamentos estipulados, remanejaremos os demais horários e avisaremos previamente a mudança do atual horário em relação ao que foi marcado por este formulário. Somente finalize sua inscrição caso tenha todos os documentos comprobatórios de ser um profissional da Educação e se realmente puder comparecer no dia e horário agendados”, pede o enfermeiro Rafael Dias Lima, da Vigilância Epidemiológica, que integra a coordenação da Campanha.
Após o envio do formulário, o profissional da Educação receberá cópia no e-mail cadastrado. É importante verificar se todos os dados e o e-mail estão corretos. Caso sejam verificadas inconsistências de dados no agendamento realizado, o mesmo será cancelado e comunicado por e-mail. Compareça somente no horário agendado. Em dúvida pode-se entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de Valinhos pelo e-mail: vacinacaocovid.valinhos@gmail.com.