Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira, o Governo do Estado de São Paulo anunciou mudanças no Plano São Paulo e colocou todo o Estado numa fase chamada de Transição. Nesta fase, nas próximas 2 semanas, haverá liberação para os setores de comércio e serviços de forma escalonada, com horários reduzidos e restrição de atendimento, sendo o comércio e celebrações religiosas liberadas a partir do dia 18 e o setor de serviços, incluindo restaurantes, academias e salões de beleza, a partir do dia 24. O Toque de Recolher das 20h00 às 5h00 e o teletrabalho obrigatório para atividades administrativas não essenciais permanece nas próximas 2 semanas, até o dia 30 de abril. Valinhos vai seguir as novas regras divulgadas pelo Governo do Estado. O atendimento presencial nos órgãos públicos permanece suspensos.
A partir do dia 18, domingo, até o dia 30 de abril, o setor de comércio pode ser reaberto das 11h00 às 19h00, com 25% da capacidade de ocupação do estabelecimento e aplicação de protocolos sanitários rigorosos. As atividades religiosas também podem ser retomadas presencialmente, segundo o Estado, com restrições também, que serão estipuladas em decreto a ser publicado pelo Estado. A partir do dia 24, até o dia 30 de abril serviços gerais como restaurantes, salões de beleza, barbearia e atividades culturais poderão ser retomadas das 11h00 às 19h00, e as academias das 7h00 às 11h00 e das 15h00 às 19h00. Bares permanecem proibidos de funcionamento.
O Toque de Recolher das 20h00 às 5h00, o teletrabalho obrigatório para atividades administrativas não essenciais e o escalonamento do horário de entrada e saída de atividades do comércio, serviços e indústrias permanecem nas próximas 2 semanas, até o dia 30 de abril.